Feridas de difícil cicatrização.
Hilton Claudino é Fitoterapeuta, Trofoterapeuta e Naturoterapeuta
Tel 012 3883-1011 – WhatsApp 12 98117-3044 – loja.hiltonfito.com.br
Toda ferida, e principalmente aquelas que apresentam dificuldades para cicatrizar, requer mesmo uma atenção e cuidados especiais. Quando essas feridas não são tratadas adequadamente, pode evoluir para seríssimas complicações, inclusive, chegando a casos de amputações. Por trás dessa condição existem várias razões, exemplos:
Pelo avançar da idade:
Naturalmente já deixa a circulação mais lenta, fazendo com que chegue menos oxigênio nas células que promovem a cicatrização de feridas, e o oxigênio é um elemento fundamental para a produção de colágeno que está ligado ao processo de cicatrização.
Pela ação de medicamentos:
Medicamentos como anti-inflamatórios e anticoagulantes retardam o processo de cicatrização.
Diabetes, hipertensas, colesterol alto e obesas:
As pessoas nestas condições têm seríssimas dificuldades de cicatrizar suas feridas devido aos seguintes obstáculos:
Primeiro: porque os problemas cardiovasculares bloqueiam ou diminuem a circulação sanguínea. Segundo: porque o excesso de glicose (açúcar) no sangue compromete a ação dos vasos, e, vasos doentes diminuem o fluxo sanguíneo notadamente nas pernas e pés. Além disso, altos níveis glicêmicos deixam as células de defesa totalmente incapacitadas, danificando o sistema imunológico.
Nicotina:
A substância nicotina, presente no tabaco, promove contração das artérias. Com isso, essas artérias transportam menos sangue, fazendo com que chegue menos oxigênio aos tecidos.
Portanto, tudo isso retarda ou dificulta o processo de cicatrização e cura.
Para cicatrizar esses tipos de feridas, a medicina natural nos presenteia com uma série de tratamentos, uma delas é feita utilizando o repolho verde cru e Argila medicinal verde:
Alimentação:
O consumo constante de alimentos ricos em vitaminas A, C e sais minerais como cobre, ferro e zinco, são necessários para a produção de colágeno e para acelerar o processo de cicatrização. O mineral ferro se destaca também por ajudar a melhorar a oxigenação.
Exemplo desses alimentos:
mamão, manga madura, caju, kiwi, goiaba, amora, uva, limão, laranja, pêssego, cenoura, feijão, sementes de girassol, batata doce, inhame, cará, salsão/aipo, agrião.
Alimentos que dificultam a cicatrização, afaste-se deles:
Açúcar (substitua-o pelo mel), cafeína, leite de origem animal e seus derivados, carnes de boi, de porco, e alimentos processados/gordurosos.