Contribua para o ecossistema do mundo! Valorizando o cultivo!

por Judit Ahely – Idealizadora e palestrante no Projeto Valorize!

No universo existem sistemas que podem ser reconhecidos por todos, encontrados na simplicidade de cada dia. Como em dar e receber, plantar e colher. Existe uma grandeza que está nos acontecimentos naturais.

Porém há uma força que devasta tudo que existe sobre a Terra, abalando a esperança, as certezas e os valores. Com o solo desolado precisamos encontrar sementes e sentir apreço pelo cultivo desse novo tempo que por nós pode começar. E com um solo às vésperas da desertificação nasce o cultivar!

Cultive uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão em seu jardim – um movimento cada vez mais universal, e de ampla recomendação para os valorizadores da natureza.

Você sabia que o Brasil possui mais de 3.000 espécies de abelhas, sendo boa parte de abelhas nativas sem ferrão? Espécies como a jataí, iraí, jandaia, uruçu ou mandaçaia, entre outras, são abelhas dóceis que podem fazer parte de seu jardim. Mas, como todo animal silvestre, é preciso respeitar sua biologia, entender suas necessidades e a legislação. Só assim podemos valorar e preservar estes maravilhosos polinizadores.

Portanto, antes de começar sua criação, é preciso buscar informação. Conheça mais sobre estas abelhas, sua criação, melipolinários e associações que podem te apoiar no início desta atividade.