Curiosidade


O processo de fabricação do mel

Fonte: https://www.maeshoney.com/proceso-de-elaboracion-miel/

Foto-1-MelO processo de fabricação do mel dura aproximadamente 45 dias, onde cada abelha desempenha uma função específica. Desta forma, através do trabalho em equipe, é garantido o correto desenvolvimento do processo e, consequentemente, a criação de um mel de elevada qualidade. Abaixo mostramos em que consiste esse processo.

COMO É O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO MEL!

Extração do néctar das flores

O processo de fabricação do mel começa com a coleta do néctar das flores. Nesta etapa, as abelhas operárias adultas, ou seja, com pelo menos 21 dias, sobrevoam as flores para extrair o néctar. Para obter o néctar, rico em açúcares, as abelhas sugam as flores com suas longas línguas.

Desta forma, quando os apicultores querem obter mel de determinadas flores, o que fazem é colocar as colmeias junto às flores que pretendem polinizar. Assim, faz-se mel de acácia, alecrim, etc.

As abelhas depositam néctar em suas colmeias.

Uma vez que o néctar é extraído das flores, o processo de fabricação do mel continua quando as abelhas ingerem o néctar e o armazenam em seu abdômen, chamado de “colheita do melário”. Uma vez ingerido, as abelhas modificam o pH do mel combinando-o com enzimas.

Posteriormente, as abelhas retornam à colmeia, onde continua o processo de fabricação do mel. Lá, eles passam o néctar para outras abelhas operárias mais jovens, que extraem e decompõem o néctar através de várias digestões enzimáticas em compostos mais simples, ricos principalmente em frutose e glicose. Isso explica o sabor doce do mel e sua alta ingestão calórica. Dessa forma, as abelhas mastigam esse néctar por cerca de meia hora, até que a umidade do néctar passe de 70% para 20%.

Da mesma forma, essas enzimas modificam o pH do mel, chegando a cerca de 3,9%, ou seja, é um produto muito ácido.

A vedação das células

Uma vez que o mel é depositado na colmeia, o processo de fabricação do mel continua com a eliminação do excesso de umidade na colmeia. Para isso, as abelhas usam suas asas para ventilar as células e, assim, evitar o excesso de umidade do néctar sugado. Desta forma, conseguem extrair até 80% do excesso de água.

Posteriormente, para garantir a correta conservação do mel, as abelhas selam as células. Desta forma, o mel pode ser preservado por muitos anos.

Conclusão do processo de fabricação do mel

O processo de fabricação do mel termina quando, com o tempo, o néctar criado se une às enzimas e à cera; obtendo assim o mel seu sabor adocicado característico.

Para remover quaisquer vestígios de cera que possam estar presentes, após a coleta do produto, os apicultores o deixam em decantação por alguns dias. Após alguns dias de repouso, o produto é filtrado e embalado.

Por outro lado, no caso do mel cru, após alguns dias de repouso, o mel é embalado diretamente. Ou seja, o produto não é filtrado.