E vamos ao PL 3358/2015 E também ao PLC 36/2017 Senado federal e PL 6560/2019.

Foto_EditorialSrs. Apicultores,

Verificamos uma mudança na lei 1.283, de 18 de dezembro de 1950, do Deputado Federal Alceu Moreira (MDB/RS) para o PL 3358/2015, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, mas se encontra parado no Senado Federal. O projeto está aberto para consulta pública, então, vamos ler, avaliar e votar favoravelmente, solicitando que o projeto seja colocado em pauta no Senado o mais breve possível, em caráter de urgência. O texto integral está nesta edição para sua análise. Precisamos estar atentos para que não ocorra com o mel o mesmo absurdo que amargou o leite no Brasil. Nós, apicultores, temos que nos preocupar e muito, pois as Federações e a CBA, não têm tomado nenhuma posição a esse respeito.

Como associados da APACAME, estamos muito atentos a toda essa situação e iremos atrás de condições melhores para os apicultores e não deixaremos que pessoas que não têm nada a ver com a apicultura tomem decisões por nós.

Sugerimos também a leitura de dois artigos, um da Profa. Marilda C. Laurino, sobre os ninhos de abelhas sem ferrão no centro urbano na cidade de São Paulo, muito interessante, demonstrando que vale a pena fazer um estudo mais aprofundado e melhorar nosso conhecimento sobre as abelhas nativas.

Outro trabalho é apresentado pelo Prof. Lionel Segui Gonçalves, a respeito do dia mundial das Abelhas, ocorrido em 20 de maio passado. Ilustrado com a foto de capa, o artigo merece ser lido atenciosamente para melhor conhecimento do assunto.

“E que as abelhas sejam motivos de reunião e união entre os homens”

Uma associação se faz com associados.

Eloi Viana da Silva – Presidente Executivo – eloi@apacame.org.br