Curiosidade


Lorenzo Lorraine LANGSTROTH

Figura_1_CuriosidadeÉ considerado o pai da apicultura americana. Langstroth nasceu em 25 de dezembro de 1810 na Filadélfia nos Estados Unidos e faleceu em 1895, aos 85 anos de idade.

Langstroth era professor, pastor e apicultor. Ganhou fama na apicultura mundial por ter descoberto o chamado espaço abelha e desenvolvido os quadros móveis, facilitando o manejo das colônias de abelhas e acelerando exponencialmente o desenvolvimento da apicultura nos Estados Unidos.

Langstroth verificou que as abelhas em uma colmeia, sempre completavam com própolis qualquer espaço inferior a 5/16 de polegada (4,7 mm) e todo espaço superior a 3/8 de polegada (9,5 mm) era preenchido com construções de escada de cera ou favos. A média entre estes dois valores é de 5/16 de polegada (7,9mm). Este “código de obras” é rigorosamente obedecido pelas abelhas, é o que Langstroth chamou de espaço-abelha.

O espaço abelha está entre 6 a 8 mm, podendo em algumas colmeias ter uma variação de até 2 mm, ou seja, (7.0 +-2.0) mm. Este espaço deve permanecer sempre livre para o trânsito de abelhas, tanto no transporte de alimentos como para ventilação. Nada é construído neste espaço.

Também publicou o famoso livro de apicultura “The hive and the honeybee” em 1860. Atualmente o livro se encontra na 40° edição e é considerado a bíblia dos apicultores.

A colmeia Langstroth é o modelo mais utilizado no mundo, cerca de 75% de todas as colmeias apícolas são do modelo Langstroth ou derivadas desse modelo.

No Brasil a colmeia Langstroth foi adotada como colmeia padrão, portanto, todos equipamentos apícolas desenvolvidos no Brasil são fabricados para encaixar perfeitamente na colmeia padrão.