IMPORTÂNCIA DA PRÓPOLIS
PARA A SAÚDE HUMANA

Dr. Celso Henrique – Diretor Técnico da APACAME – Supervisor de cursos da clínica PORTAL DA SAÚDE – Fisioterapeuta, pós-graduado em Acupuntura, pós-graduado em Apicultura e Meliponicultura, Quiroprata e Apiterapeuta.

Abertura_Importancia-propolis

Apiterapia é o emprego dos produtos da colmeia em prol da manutenção da saúde e prevenção de doenças em humanos.

A própolis é um produto elaborado pelas abelhas a partir das resinas de vegetais e enriquecida com suas secreções para proteção da colmeia, tais como, fechar frestas, selar partes moveis e assepsia.

O uso da própolis é muito antiga, seu emprego foi relatado no papiro de Ebers, escrito em 1700 a.C., e no Egito antigo era utilizada para embalsamamento dos mortos no processo de mumificação, também foi muito utilizada na Mesopotâmia, assírios, gregos, romanos e incas.

O Brasil é um dos maiores produtores de própolis do mundo e detentor das melhores que são: a própolis verde originaria da resina da Baccharis dracunculifolia, (alecrim do campo), a vermelha originaria da Dalbergia ecastophyllum, (rabo do bugio) e a mais recente descoberta, própolis da jurema preta, Mimosa tenuiflora.

Componentes

Quadro1_ImportanciaA composição química da própolis, depende da fonte vegetal em que a matéria prima é coletada, portanto, vai variar seus compostos químico, porém, em sua composição os mais abundantes são os compostos fenólicos os quais lhe conferem importância para sua ação farmacológica. Em regra geral, sua composição é de:

Apresenta mais de 300 compostos químicos, sendo que os mais ativos são os flavonoides, (em maior abundância), ácidos aromáticos, aminoácidos, minerais vitaminas. Esses compostos capacitam a própolis ser anti-inflamatório, anticarcinogênico e imunomodulador que quando administrado em humanos e animais, ocorre estabilização do fator imunológico, proporcionando resistência aos processos infecciosos e características como:

Benefícios Para Nosso Corpo

Já está comprovado cientificamente os vários benefícios que a própolis proporciona ao organismo humano, inúmeros experimentos foram realizados ratificando sua eficácia.

Quadro2_ImportanciaAtualmente, com o advento da pandemia causada pelo vírus covid-19, têm se desenvolvido inúmeros estudos à fim de se encontrar meios de erradicação de tal mal. Dentre esses estudos, foi utilizado a própolis que demonstrou ser um ótimo aliado esse enfrentamento tanto no combate quanto na prevenção, pois constatou-se que indivíduos infectados diminuiu tempo de internação em UTI, medicação de suporte foi administrada em menor quantidade e as sequelas na grande maioria foram brandas em relação aos infectados eu foram tratados convencionalmente.

Considerações Finais

Ao longo da história da humanidade, a própolis foi utilizada de forma empírica, no tratamento de muitas doenças e outras utilizações.

Atualmente, com o avanço das técnicas analíticas, têm sido realizados estudos mais detalhados da sua constituição químicas e das atividades de seus componentes.

Os vários resultados de trabalhos científicos mostram o seu potencial para diversos usos e aplicações farmacológicas e confirmam, sem espaço de dúvida, a sua eficácia, principalmente como antioxidante, anti-inflamatório e antimicrobiano.

A própolis tem sido apontada como alternativa ao tratamento de inúmeras enfermidades, tanto na medicina humana como na veterinária

Figura_1_Importancia