O ANO DE 2015 JÁ ERA!!!!

Meus queridos amigos Apicultores e Meliponicultores, mais um ano chega ao seu fim e, 2015, podemos dizer, foi um ano de grandes realizações. Inegavelmente vivemos um ano atípico e de muitas dificuldades. Dificuldades no setor econômico, resultado dos gravíssimos problemas políticos, de corrupção, de ética, de moral nunca antes visto neste país.

Mas, a APACAME não se deixou abater e tivemos um ano positivo com a realização de Cursos de Apicultura, Nove Encontros mensais de Apicultores e Meliponicultores que trataram de assuntos relativos a manejo, somado às excelentes Palestras proferidas nas referidas reuniões.

Fechamos o ano com “Chave de Ouro” com a organização da Delegação que participou do 44º Congresso Internacional de Apicultura, realizado pela APIMONDIA, na cidade de Deajeon, na Coreia do Sul, o qual é objeto de publicação nesta edição.

Os Entrepostos estão exportando a todo vapor aproveitando a desvalorização do Real e o preço do mel no mercado internacional que se encontra bem alto, e isto, reflete no preço do mel recebido pelos apicultores.

De outro lado, como reflexo das dificuldades econômicas que atinge diversos Estados, inclusive o Estado de São Paulo, tivemos que alterar o horário de início das nossas reuniões mensais para as 18h00, pois a Secretaria do Meio Ambiente, responsável pelos Parques Urbanos da Cidade de São Paulo, por economia, determinou que todos os Parques encerrassem suas atividades às 20h00.

Não vamos desanimar com isso e continuar a realizar as nossas reuniões mensais como ocorre nos últimos 36 anos.

Quero aproveitar esta edição de novembro para desejar um Feliz Natal e um Ano de 2016 cheio de saúde e prosperidade a todos nossos amigos, associados e seus familiares.

Aliás, a APACAME já está se organizando para participar do 21º Congresso Brasileiro de Apicultura e 7º Congresso Brasileiro de Meliponicultura que será realizado entre os dias 04 e 06 de maio de 2016, na cidade de Fortaleza, no Ceará, pois o ano de 2015 já era.

Constantino Zara Filho – Presidente Executivo