EU ESTIVE LÁ!!

Eloi Viana da Silva – apiarioviana@yahoo.com.br

Estive Lá Minha experienciaAPIMONDIA  44 congresso mundial de apicultura em Daejeon, Coreia do Sul.

Para um pequeno apicultor como eu, participar de um congresso mundial ou mesmo nacional é uma coisa mágica, principalmente pra quem ama seu trabalho.

Palestras, Feiras são coisas que encantam.

Este congresso segundo os organizadores foi o de maior número de participante, com representantes de 131 Países.

Com tudo isso, dito acima, foi impossível ver e assistir tudo que lá estáva.

Assisti algumas palestras: polinização, proteção das Abelhas, em alguns países entre eles os Estados Unidos. E também tinha muitos palestrantes jovens, a maioria do mundo asiático e a palestra que recebeu muitos aplausos do Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, abordando o desaparecimento das abelhas e a campanha: SEM ABELHA SEM ALIMENTO.

Percebi, também, uma preocupação de todos com o sumiço das abelhas e com os defensivos tóxicos em excesso nas plantações agrícolas.

A Api-Expo que tinha uma grande quantidade de equipamento do mundo todo e muitos acessórios para a apicultura em geral.

É uma pena que não podemos trazer muitas coisas pela dificuldade da própria viagem, mas serve de inspiração para nós apicultores.

Fizemos uma visita técnica na zona desmilitarizada, (fronteira com a Coreia do Norte) que no meu ponto de vista foi uma negação, na verdade não vimos apicultura daquele país, pode ser que tenha coisa melhor, eu acredito que sim. Mostraram umas colmeias, visto na foto abaixo com abelhas muito mansas.

O Congresso foi realizado na cidade de DAEJEON, aproximadamente 150 Km de Seul, a capital Coreana, ficamos num hotel próximo ao congresso, o que facilitou muito a ida e vinda, pois era possível ir e vir a pé e ainda mais hospedados com toda cúpula do congresso e da APIMONDIA, junto com a Delegação da APACAME.  Até parecia a extensão do mesmo, foi muito legal e divertido.

O próximo congresso será em 2017 em Istambul, na Turquia.

Neste congresso de Deajeon foi eleita a cidade de Montreal, no Canadá para sediar o Congresso da APIMONDIA de2019.

Até o próximo em Istambul, na Turquia em 2017.