CONGRESSO   APIMONDIA   2015

Radamés Zovaro – Empresário e Diretor Tecnico da APACAME.

Felizmente tivemos a oportunidade de participar de mais um Congresso de Apicultura, desta feita na cidade de Daejeon, Koreia onde foi realizado do 44º Congresso Internacional da APiMONDIA, que ocorreu nos dias 15 a 20/09/2015.

É evidente que cada um vê o Congresso do seu modo, para mim  as palestras são importantes, mas não dá para assistir todas, então em função da programação escolhe-se as que mais interessa, e depois verifica os Anais do Congresso que traz os resumos de todas as  palestras. O Brasil se fez representar em varias delas, poderia citar do Dr. Lionel Segui Gonçalves e do Prof. Dejair Message.

O que realmente sempre chama a atenção é a feira de materiais e produtos apícolas. A feira do Congresso estava praticamente com expositores asiáticos, sendo vários da China, Japão e Koreia. Havia também alguns Europeus, mas muito limitado. O Brasil se fez presente com várias empresas  vendendo os produtos  apícolas, principalmente própolis e mel.

Porem dentro das exposições é evidente que os materiais é que chama mais a atenção e ai apareceu o potencial da Industria Chinesa com várias empresas vendendo seus produtos. Os equipamentos de inox também estiveram bem representados, centrifugas de 3 quadros para pequenos apicultores até de 72 quadros para grandes apicultores se fizeram presentes.

Uma empresa que me chamou atenção foi a Lyson  com sede na Polonia, onde apresentou um stander com uma serie enorme de materiais apícolas e ofereceu um catalogo de seus produtos com 132 paginas com uma infinidade de itens.

Outra coisa  que pudemos observar foi a quantidade de materiais utilizando plástico, telas excluidoras, caça pólen, bob porta rainhas,  cúpulas para criação de rainhas, telas para produção de própolis, colmeias, favos de plásticos,  quadros, etc.

Infelizmente sentimos nesse campo de materiais apícolas um distanciamento muito grande da indústria brasileira, que lamentavelmente esta muito distante da realidade da apicultura mundial.

Finalizando o Congresso, fizemos a visita técnica, e ai surgiu a lembrança de um passado que infelizmente no Brasil não volta mais ou talvez tão cedo. Estivemos em um apiário no norte da Koreia do Sul, bem próximo da divisa com a Koreia do Norte. Encontramos um apiário com mais de 80 colmeias com abelhas Apis melifira legustica, também chamada de abelhas italianas. Abelhas mansas onde mais de 50 pessoas puderam percorrer o apiário sem nenhum equipamento, abrindo colmeias, encontrando rainhas e não houve se quer nenhuma agressividade por parte das abelhas. Isso veio recordar a minha infância, meu pai era um criador de abelhas italianas e a minha infância foi no meio delas, onde havia galinhas, cachorro, patos, todos convivendo dentro de uma normalidade, sem agressividade, bons tempos.

 O próximo Congresso será daqui a dois anos na cidade de Istambul – Turquia, continente Europeu. Esperamos poder estar com saúde para participar também desse Congresso.