APIMONDIA-2015 EM DAEJEON, CORÉIA DO SUL E SUAS ATIVIDADES

Lionel Segui Gonçalves – Professor aposentado da USP e atualmente Professor Visitante da UFERSA/CETAPIS-RN, MOSSORÓ-RN

ApimondiaConsiderações Gerais sobre o Congresso:

O mundo apícola representado por apicultores, meliponicultores, pesquisadores, técnicos, empresários, estudantes e amantes das abelhas em geral, no período de 15 a 19 de Setembro de 2015, teve a oportunidade de participar, na agradável cidade de Daejeon, na Coréia do Sul, num moderno Centro de Convenções (Daejeon Convention Center) e Feira de Exposições Apícolas, Api-Expo-2015 (Daejeon Exibition Center) de mais um Congresso da Federação Internacional de Apicultura, APIMONDIA-2015 , o mais importante evento apícola mundial que ocorre a cada dois anos , alternando entre o continente europeu e outra região do mundo onde se pratica apicultura. Daejeon está localizada no centro-oeste da Coréia do Sul, com cerca de 1 milhão e meio de habitantes, é considerada desde 1997 como a segunda capital administrativa do país, muito moderna, de arquitetura invejável, excelentes áreas verdes, super limpas e organizadas, distante cerca de 300 Km ao sul de Seoul, capital do país. Daejeon é considerada o centro ou “hub” da Ciência e Tecnologia da Coréia do Sul, sediando aproximadamente 250 instituições educacionais dedicadas à ciência , entre eles o KAIST-Instituto Avançado de Ciências e Tecnologia da Coreia, o ETRI-Instituto de Pesquisas Eletrônicas e Comunicação, o KARI-Instituto de Pesquisas Aeroespaciais da Coréia e o KAERI-Instituto de Pesquisas Atômicas da Coreia etc. e considerada a capital administrativa do país onde, desde 1997 estão instaladas as sedes de sete ministérios do governo.

A Coreia do Sul realmente é um país de longa história, cultura e tradições que remonta a “old stone age ” e que, pelo seu alto nível científico e educacional, realmente percebe-se que é uma pátria verdadeiramente educadora graças ao elevado investimento que vem fazendo há anos em ciência e educação. Graças ao nível técnico científico e organizacional do Congresso da Apimondia-2015 de Daejeon em que predominou a presença asiática e principalmente coreana deu para se perceber isso. No presente caso atenderam ao evento apícola mais de 5.000 participantes com representantes de mais de 100 países, inclusive do Brasil. Logicamente que o predomínio foi de representantes de países asiáticos, porém havia participantes de quase todas as partes do mundo onde se pratica a apicultura. No caso brasileiro participaram do evento apicultores, meliponicultores, pesquisadores, técnicos apícolas e vários empresários participando da Api-Expo 2015.

O Brasil foi representado oficialmente no Congresso pelo Presidente da CBA-Confederação Brasileira de Apicultura, Sr. José Soares de Aragão Brito e pelo assessor, Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves, Presidente de Honra da Comissão Científica da CBA, na ocasião, convidado do Presidente Aragão para assessorá-lo nas reuniões oficiais da APIMONDIA-2015.

Queremos destacar que, como sempre, a Delegação brasileira da APACAME também se fez representar em mais um evento da Apimondia, desta vez com 40 participantes todos uniformizados, fato que causou impacto na abertura do evento, comitiva essa coordenada pela competente Sra. Cleide Zara, esposa do Diretor Presidente da APACAME, Dr. Constantino Zara, que também se fez presente em várias sessões do Congresso.

A seguir serão apresentadas algumas considerações gerais sobre a Programação técnico-científica e principais atividades desenvolvidas no evento:

Programação Científica e Informações Gerais

A Apimondia-2015 teve uma rica e equilibrada programação técnico-científica, organizada com esmero pelas sete Comissões Científicas Permanentes da Federação dirigida pelo Presidente Mr. Gilles Ratia (Economia Apícola, Biologia das Abelhas, Saúde das Abelhas, Polinização e Flora Apícola, Tecnologia e Qualidade na Apicultura, Apiterapia e Apicultura e Desenvolvimento Rural) e pela Comissão Científica local constituída de técnicos e especialistas coreanos, dirigida pelo Presidente do Congresso , Mr. Kyoonhwan Cho e pelo Presidente da Comissão Científica local, Prof. Dr. Byoung-Su Yoon, constando de mais de uma centena de conferências de cientistas especialistas ,de vários países, distribuídas em sessões plenárias, inúmeros simpósios, mesas redondas além da apresentação de mais de 250 posters pelos pesquisadores, técnicos apícolas e apicultores participantes do evento e distribuídos nos sete temas das comissões científicas.

Além da parte científica das sessões do congresso, cujas considerações dos temas mais abordados faremos mais adiante, houve uma rica e concorrida Feira de Exposições Apícolas (Api-Expo-2015) com ampla exposição de produtos das abelhas, materiais apícolas, tecnologias, inovações distribuídos em dois amplos pavimentos contendo ao redor de uma centena de stands de empresas apícolas de várias regiões do mundo, inclusive um amplo stand do Brasil, porém obviamente com predominância de stands de países asiáticos e externamente um Pavilhão e stands coreanos culturais com temas apícolas e dedicados a crianças.

A programação oficial contou, além das cerimônias de abertura e encerramento, com Assembleia Geral de todos os delegados dos países representantes da Federação e na qual foram discutidos, além dos problemas relacionados às atividades da Apimondia de 2013 a 2015, a eleição de novos membros da Diretoria da Apimondia, destacando-se como de interesse público, entre outros, a eleição do novo Presidente da Apimondia, Mr. Phillip McCabe, da Irlanda. O argentino, Sr. Lucas Daniel Martinez, continua como Vice-Presidente da Apimondia uma vez que seu mandato ainda estava em vigência. Foi eleito também o novo Presidente das Américas, o chileno Sr. Misael Cuevas, substituindo o Sr. José Cunha, do Brasil. Houve a prestação de contas da Apimondia, devidamente aprovada.

Outro tema de grande interesse público foi a eleição do país que sediará o Congresso da Apimondia de 2019, tendo se candidatado os Estados Unidos com a cidade de Minneapolis e o Canadá com a cidade de Montreal tendo sido eleita a cidade de Montreal como sede do congresso da Apimondia de 2019, após a cidade de Istambul, Turquia sediar a Apimondia, de 29/09/2017 a 04/10/2017, anteriormente eleita na Apimondia de Kiev-Ucrânia em 2013.

Premiações:

Um dia antes da cerimônia de encerramento do Congresso da Apimondia de Daejeon foi realizada uma cerimônia especial de entrega dos prêmios aos vencedores concorrentes nas várias modalidades do Concurso Internacional de Produtos das abelhas (variedades mel, cera, geleia real, própolis , hidromel, etc.), Fotos, Embalagens, Vídeos, Livros, Jornais, Revistas, Websites, Stands e Inovações apícolas etc., sessão bastante concorrida e dirigida pelo então Presidente da Apimondia, Mr. Gilles Ratia e pelo novo Presidente da Apimondia, Mr. Phillip McCabe.

Os materiais e produtos concorrentes mantiveram-se expostos durante todo o congresso e as comissões julgadoras internacionais de cada categoria foram amplamente divulgadas antes da indicação dos vencedores das distintas categorias que totalizaram aproximadamente 40 pessoas premiadas, destacando-se alguns brasileiros entre os vários congressistas premiados de diversos países, como o técnico apícola Sr. Cezar Ramos Jr com duas medalhas nas categorias de Fotos Coloridas e Vídeos, o Prof. Dr. Lionel S. Gonçalves com duas medalhas nas categorias de Vídeos e Websites, no caso os relacionados a Campanha de Proteção às Abelhas (BEE OR NOT TO BE) do CETAPIS-RN de Mossoró-RN, os empresários e apicultores, Sr. Celio H. M. da Silva nas categorias de Cera e variedades de Mel e o Sr. Tarciano Santos da Silva na categoria variedades de mel.

A todos os premiados nossos cumprimentos e o orgulho de termos sido motivo de destaque na cerimônia de premiação, colocando o Brasil no pedestal de destaque apícola internacional juntamente com outros participantes premiados de outros países.

Visitas Técnicas

A programação oficial do congresso envolveu inclusive, após o último dia de atividades em Daejeon, uma programação de visitas técnicas que constaram de duas opções de visitas a apiários e a empresas apícolas com o objetivo de serem demonstradas principalmente as facilidades apícolas disponíveis e as metodologias de trabalho utilizadas na Coreia do Sul, uma nas vizinhanças da capital Seoul e a outra distante mais de 250 km de Daejeon, em Paju, (Demilitarized Zone ou DMZ ) próximo a Coréia do Norte, cujos apiários e colmeias colocadas à disposição dos congressistas para manipulação se encontravam muito próximo da região fronteira entre a Coréia do Sul e Coréia do Norte, região fortemente militarizada e onde existe inclusive um museu a céu aberto em Imjingak, com materiais de guerra, oferendas e mensagens de famílias de coreanos que foram divididas até hoje pelo conflito, no local exato onde ocorreram os combates e é hoje a divisória das duas Coreias.

Destaques da Programação Científica

A seguir serão comentados os principais temas e destaques dos trabalhos técnico-científicos apresentados pelos conferencistas e demais participantes da Apimondia-2015, durante as distintas sessões do Congresso, tanto nas palestras em plenário como durante os inúmeros Simpósios, Mesas Redondas bem como nos trabalhos apresentados por pesquisadores e apicultores na forma de Painéis ou Posters, distribuídos de acordo com as distintas sessões das Comissões Científicas da Apimondia, a saber:

Economia Apícola (Presidente Prof. Dr. Kunsuk Woo)

Na parte de Economia Apícola as conferências e os trabalhos apresentados abordaram principalmente a influência da economia mundial na exploração da apicultura, a necessidade de inovações das metodologias apícolas relacionadas a qualidade dos produtos apícolas para facilitar o mercado internacional, os problemas de domínio de mercado, influência das variações climáticas nas produções apícolas e problemas relacionados ao declínio das populações de abelhas devido a vários fatores e em especial os pesticidas que interferem nos programas de polinização etc. e que foi motivo de muita preocupação da Presidência da Apimondia, conforme manifestações do então Presidente Gilles Ratia em várias ocasiões no Congresso. Destacamos aqui inclusive sua mensagem de encerramento da Apimondia-2015 ao alertar a todos os congressistas em relação ao uso indiscriminado de pesticidas tóxicos às abelhas e, em especial, observar com cuidado as ações de empresas multinacionais produtoras de agrotóxicos usados no combate a pragas da agricultura nos países membros da Apimondia.

Biologia das Abelhas (Presidente Prof. Dr.Karl Crailsheim)

Os principais temas discutidos nessa área foram as recentes conquistas científicas relacionadas a descrição do genoma das abelhas Apis mellifera, assunto esse do qual o Brasil vem participando ativamente através de pesquisadores do Dep. de Genética da USP de Ribeirão Preto, em pool de pesquisas realizadas em colaboração entre vários laboratórios no mundo.

Outro tema de destaque foram trabalhos de nutrição e fisiologia e necessidade de dietas alimentares para atender as necessidades alimentares das abelhas, em especial nos períodos de entressafras e períodos de seca etc. Outros temas importantes foram sobre a criopreservação de germoplasmas no cruzamento e conservação de abelhas, seleção por bio-marcadores no comportamento higiênico das abelhas, o uso de marcadores microssatélites através de sequenciamento de gerações de cruzamentos de abelhas, programas de seleção e melhoramento de abelhas, análises de odores em cérebros de abelhas, estudos de comportamento e neurologia de abelhas, danças forrageiras em abelhas anãs, caracterização funcional de receptores gustatórios e suas aplicações na bio-eletrônica, estudos de alarmes de feromônios na proteção contra depredadores, estudos das diversidades genéticas e variabilidades morfológicas das abelhas, aplicações das

Técnicas de RAPD, marcadores moleculares, análises mitocondriais de DNA, conservação de genes, dinâmica de populações, entre outros.

Saúde das Abelhas (Presidente Dr. Wolfgang Ritter, substituído pelo Prof. Dr.Jeff Pettis)

Notou-se o grande interesse nessa área pelo elevado número de simpósios , abrangendo temas como doenças parasitárias, varroatose, doenças virais e bacterianas, investigações sobre American foulbrood em apiários e estudos in vitro e estratégias para combate dessas doenças, estudos sobre a Nosema ceranae, sua disseminação e métodos rápidos de detecção , estudos sobre a polêmica das abelhas geneticamente modificadas e sobre o uso de plantas geneticamente modificadas e suas implicações na apicultura e estudo da falência de colônias de abelhas relacionada a baixa viabilidade de espermatozoides em rainhas de abelhas melíferas e fatores potenciais que afetam a viabilidade, aplicação de sistema de monitoramento remoto para o controle do microclima de colmeias, desenvolvimento de novos antibióticos no controle de patógenos de abelhas, estudos de pragas (Varroa, etc.) através do uso de tecnologias avançadas como microscopia de varredura e nanotecnologia etc. estudos sobre o díptero (Bee louse) Braula coeca, e em especial a recente disseminação no mundo do coleóptero ou besouro Aethina túmida que vem causando seríssimos danos na apicultura em vários países.

Quanto aos pesticidas foram apresentados vários trabalhos demonstrando o efeito tóxico dos pesticidas neonicotinóides nas abelhas e seu impacto sobre os polinizadores em geral como também sobre a biodiversidade.

Houve um trabalho demonstrando que os pesticidas neonicotinóides afetam severamente as rainhas de abelhas Apis mellifera. Com grande destaque foi apresentado o trabalho de um grupo de apicultores de uma instituição francesa informando sobre uma séria perda recente de mais de 300 mil colônias de abelhas devido a pesticidas e a luta de 20 anos da entidade contra pesticidas sistêmicos, trabalho este que causou grande impacto no público presente.

Sobre esse assunto houve também a apresentação de trabalhos por representantes de empresas produtoras de agrotóxicos que insistiam em afirmar que o problema todo das baixas observadas nas populações de abelhas reside na dosagem não apropriada dos pesticidas utilizados e não no produto propriamente dito, informação essa que causou grande polêmica entre os assistentes.

No entanto, houve outras manifestações em ambos os sentidos, condenando o uso dos pesticidas como também sobre a necessidade de se realizarem novas pesquisas sobre os efeitos dos pesticidas nas abelhas uma vez que há a necessidade de se combater as pragas na agricultura. Quanto ao CCD (Colony Collapse Disorder) foram apresentados vários trabalhos sendo que alguns deles apontavam o ácaro Varroa destructor como sua causa principal, outros apontavam várias causas possíveis inclusive os efeitos das condições climáticas como sua causa principal bem como os efeitos sinergísticos de vários fatores.

Nesse tema foi apresentado em plenário um trabalho pelo pesquisador brasileiro Prof. Dr. Lionel S. Gonçalves sobre o uso do aplicativo “Bee Alert com o registro de morte de mais de 15.000 colônias de abelhas melíferas e abelhas sem ferrão em 13 estados brasileiros, com maior frequência no Estado de São Paulo (55%) totalizando em apenas 14 meses de coleta de dados, a morte de mais de 900 milhões de abelhas principalmente devido ao uso indiscriminado de pesticidas, tendo sido esclarecido que há anos existe varroatose no Brasil em baixas incidências, principalmente nos estados sulinos do país, porém sem registros de mortes de colônias.

Como os representantes das indústrias químicas produtoras de pesticidas que estavam presentes na reunião são de opinião de que o problema da morte das abelhas não reside no produto e sim na dosagem aplicada e como os apicultores são enfáticos no efeito prejudicial às abelhas uma vez que a perda das abelhas é notória, com sérios prejuízos econômicos aos mesmos, o assunto tornou-se polêmico. Por outro lado, como o atual presidente da Apimondia, Mr. Gilles Ratia, presente a várias reuniões sobre pesticidas no Congresso , já vinha fazendo uma campanha de proteção às abelhas e contra o uso indiscriminado dos pesticidas desde a Apimondia de Mont Pelier , França, em 2009, os novos casos de perdas de abelhas apresentados levaram o Presidente Ratia a fazer um alerta geral em prol da apicultura a todos os congressistas , no encerramento do Congresso, principalmente sobre a necessidade de se evitar o uso dos pesticidas em especial os neonicotinóides que são altamente tóxicos às abelhas.

Portanto, esperamos que as autoridades brasileiras do MMA e do IBAMA, que já foram informadas oficialmente em abril do corrente com um abaixo assinado de 22 mil assinaturas pedindo providências e o Ministério da Agricultura atuem o mais rápido possível em prol dos apicultores e meliponicultores brasileiros para evitar o caos da apicultura e meliponicultura brasileira que lamentavelmente já vem se implantando no país face a esses problemas relatados e que atingem a apicultura mundial.

Polinização e Flora apícola (Presidente Prof. Dr. Jacobus Biesmeijer)

Foi amplamente comentado a influência de abelhas melliferas e abelhas sem ferrão na polinização de plantas de interesse econômico e a necessidade de sua exploração mais intensivamente.

A grande ênfase na área de polinização e flora apícola foi o impacto negativo dos pesticidas durante os tratamentos de pragas na agricultura, principalmente dos pesticidas neonicotinóides altamente tóxicos às colônias de abelhas Apis melífera, bem como às abelhas sem ferrão e mamangavas e a necessidade de serem combatidos os usos indiscriminados desses pesticidas sistêmicos no combate a pragas da agricultura e a necessidade imperiosa do incentivo aos controles biológicos.

Quanto a flora apícola grande ênfase foi dada nos estudos sobre o desenvolvimento de catálogos sobre as floras apícolas regionais de cada país e suas características que permitam uma ampliação das áreas verdes com flora apícola regional disponível para uma melhor exploração da apicultura.

Tecnologia Apícola e Qualidade na Apicultura (Presidente Mr. Etienne Bruneau)

O tema mais abordado nestes itens foi a necessidade do uso de técnicas modernas de análise da qualidade do mel e o uso de técnicas modernas como a espectrofotometria NMR, discriminação imunológica do mel mediante a análise de proteínas, análises de resíduos e de adulteração do mel etc.

Como os países mais desenvolvidos estão cada vez mais exigentes nas importações sobre a qualidade e pureza dos produtos apícolas, torna-se muito importante o desenvolvimento de técnicas mais refinadas e de rápida aplicação para uma melhor identificação e classificação dos produtos das abelhas, permitindo assim um maior fluxo de produtos apícolas na comercialização internacional dos mesmos.

Apiterapia (Presidente Dr. Theodore Cherbuliez)

Foi surpreendente o número de trabalhos apresentados por inúmeros países na área de apiterapia, com significativo número de palestras e posters sobre os efeitos terapêuticos do mel, da geleia real, do veneno, do própolis, com muita ênfase nos tratamentos de doenças nos seres humanas e em tratamentos veterinários. Como principais destaques foram registrados estudos clínicos de veneno de abelha em tratamentos neurológicos, aplicação de veneno em acupuntura, apiterapia do diabetes, tratamentos cosméticos, efeitos farmacológicos do veneno em tratamentos de osteomielites crônicas, efeitos farmacológicos da geleia real , pólen e veneno como inibidores do câncer de mama em ratos , bem como o efeito da aplicação da apitoxina em tratamentos de dermatites, eczemas etc.

Foi também abordado nos trabalhos o uso do mel como agente terapêutico potencial no atletismo, terapia complementar na alimentação infantil e como protetor imunológico natural, identificação do uso apiterápico da própolis na doença Alzheimer, no combate a Cândida albicans e como antibiótico natural com base em suas propriedades antimicrobianas.

Apicultura e Desenvolvimento rural (Presidente Dra. Nicola J.Bradbear)

Na parte relacionada à Apicultura no Desenvolvimento Rural constatou-se ênfase no desenvolvimento dos estudos das abelhas nativas (abelhas sem ferrão) tanto para a produção de mel como no uso como polinizadores, o incentivo do Apiecoturismo e da Apicultura Urbana.

Embora a apicultura racional já seja bem desenvolvida em muitos países, há ainda um interesse muito grande em se desenvolver a apicultura e meliponicultura no meio rural no sentido de proporcionar ao pequeno produtor rural novas fontes de renda e ampliação de seus conhecimentos sobre os produtos das abelhas e sua importância na alimentação humana.-

Encerramento oficial da Apimondia-2015

Finalmente, ao se realizar a cerimônia de encerramento do mais importante evento apícola mundial da atualidade, a Apimondia-2015 em Daejeon, na Coreia do Sul, além das calorosas e emocionadas saudações do então Presidente da Apimondia , Mr. Gilles Ratia e do recém eleito e novo Presidente da Apimondia, Mr. Phillip McCabe, bem como da transmissão do cargo e passagem do colar com o brasão da Apimondia do então Presidente do Congresso da Coreia, Mr. Kyoonhwan Chao para o Presidente do Congresso da Turquia, Mr. Bahri Yilmaz, houve a seguir uma linda apresentação cultural de danças folclóricas coreanas, intercaladas com show de luzes e sons e finalizada com apresentação de instrumentos de percussão tipicamente coreanos que abrilhantaram e concluíram a festa de encerramento da APIMONDIA-2015 .

Galeria de Fotos