Eu jamais poderia imaginar onde isso ia me levar
BE-E INSURANCE – Corretora de Seguros

Ricardo Navega – Associado APACAME – Cursando graduação em Apicultura e Meliponicultura na Universidade de Taubaté – UNITAU – Fundador da Bee Insurance Corretora de Seguros – Fundador do ProjetoBeebook – www.beeinsurance.com.br
www.projetobeebook.org – Insta: @navegaricardo e @bee.insurance

Foto_Bee-InsuranceTudo começou na década de 80 com meu avô José Belizário, filho de imigrante do Sul da Itália.

Eu ainda muito criança, via meu Avô com aquela roupa branca, caixas de enxames e fumigador pra cima e pra baixo na fazenda Limoeiro em Cunha-SP. Algumas vezes eu fui ajudar meu avô e ficava brincando com o fumigador. Isso até tomar a primeira picada e não ir mais. O cheiro da cera, do mel e da fumaça estava sendo gravado em minha memória afetiva e eu não poderia imaginar onde aquilo tudo ia me levar.

“Eu jamais poderia imaginar onde isso ia me levar.”

Na minha família nunca compramos mel e própolis, esses produtos chegaram em nossas casas através do trabalho duro das Abelhas e do meu Avô.

Durante várias décadas da minha vida, sempre que eu peguei um pote de mel na mão eu pensava: “Isso é um milagre da natureza”

Essa frase até virou brincadeira dentro da minha casa – lá vem ele falar: “isso é um milagre da natureza”

“Eu jamais poderia imaginar onde isso ia me levar.”

Com a Covid-19, minha vida virou de ponta cabeça. A vida se mostrou para mim: vulnerável, sem controle e frágil. Exatamente como ela é!

Diante de tudo que passamos, em 2020 tive a ideia de atuar como Corretor de Seguros, mas não sabia como. Nada estava claro. Eu não conseguia sequer dar um nome para a empresa. Testei vários nomes e nada. Tudo ficava ruim. Nada se encaixava.

Quadro_Bee-InsuranceAté que num dia qualquer, meu filho Fernando pediu para eu assistir um desenho com ele.

– que filme?

– o da abelha

Assistimos juntos Bee Movie – A História de uma Abelha – no Netflix.

Foi aí que tomei a segunda picada e minha vida mudou. Puro encanto!

Comecei a estudar Apicultura em casa através da Internet e consequentemente me encantar cada vez mais.

E quando você está encantado ninguém te segura. Tudo muda e pra melhor. Virou uma paixão.

Criei a Be-e Insurance Corretora de Seguros.

Ao estudar Apicultora eu percebi que estava ganhando um curso de “Mestrado” em Negócios: Administração, Cultura, Organização, Sustentabilidade e muitas outras coisas que ainda estou apreendendo. As abelhas me dando uma verdadeira aula.

A Be-e Insurance foi montada inteiramente com a filosofia de uma colmeia. Como as abelhas nos ensinam há milhares de anos.

Em 2021 fui fazer o curso de Apicultura da APACAME. Ali tomei a terceira e quarta picada (agora de abelha).

“Eu jamais poderia imaginar onde isso ia me levar.”

No curso perguntei se existia algum Seguro para os Apicultores, ou para atividade e operações, envolvendo a cadeia de produção Apícula: Incêndio, Roubo, Vendaval, Transporte, Seguros para os pequenos Apicultores, e descobri que no mercado brasileiro não existia.

A partir daí fui atrás.

Começou a Maratona de ouvir NÃO.

No entanto, e através do bom relacionamento da Corretora com as grandes Cias do mercado, eu e minha sócia Andréia entramos em contato com todas as Seguradoras que operavam no seguimento do Agronegócio. Era uma questão de honra para nós. Como as abelhas estão no DNA da Empresa, sentíamos que tínhamos autoridade para falar sobre esse tipo de Seguro. Claro que não conhecemos muito de Apicultura. Quem estuda Apicultura sabe que isso leva umas boas décadas de experiência, estudo e mão na massa.

Mas depois de inúmeros não, conseguimos marcar uma reunião com a Diretoria de Agronegócios da Porto Seguro. Ali consegui fazer uma apresentação e me comprometi a montar um grupo com Apicultores de Excelência e tocar o projeto.

Foi aí que entrou a APACAME, na pessoa do presidente Eloi, que não mediu esforços e comprometimento para o desenvolvimento do projeto. Fizemos várias reuniões com profissionais da Apicultura para colher o máximo de informações e descobrir os riscos possíveis para o desenvolvimento do produto.

Estamos no momento de testes e lançamento do produto. Neste momento, a Be-e Insurance tem a honra e o privilégio de informar que coordenou e participou do desenvolvimento de um Seguro inédito e inovador para a categoria de Apicultores em todo território Brasileiro. Algo que jamais existiu no Brasil.

Em breve vamos oferecer esse benefício ao mercado da Apicultura.

Graças ao milagre das abelhas em minha vida, agora eu sei onde isso vai me levar.

VEM VOAR COM A GENTE