Como manter naturalmente o cérebro jovem e melhorar as suas funções.

Quadro-MedicinaA cabeça guarda a parte mais sofisticada do nosso corpo, o cérebro. Esse é o órgão mais importante do sistema nervoso, é ele que controla o corpo todo. É o grande responsável pelas ações voluntárias e involuntárias do nosso corpo.

Alimentação:

O principal alimento do cérebro são os carboidratos complexos. Além disso, esses alimentos evitam o declínio cognitivo e mantém o seu cérebro sempre jovem.

Frutas frescas: coma-as com a casca (quando é possível).

Legumes: preferencialmente cozidos no sistema a vapor.

Verduras frescas: pode temperar com azeite extravirgem de oliva, vinagre natural de fruta maçã orgânico ou limão.

Grãos/leguminosas:

Aveia, arroz integral, quinoa, milho, inhame, feijões, batata doce, mandioca, batata baroa (mandioquinha), sementes de abóbora secas ao sol e sem sal, etc.

Alimentos que regeneram o cérebro depois de desgaste com o trabalho, melhoram a memorização, o raciocínio e o foco:

Brócolis, abacate, uva preta ou o seu extrato ou suco puro, uva passa preta, azeite extravirgem de oliva, castanha de caju sem sal, sementes de abóbora secas no sol e sem sal, peixe, mel, ovo cozido ou pochê.

Camapu (Physalis pubescens):

Popularmente, é conhecida como juá-de-capote. Esta fruta é originária da região amazônica, tem produção bianual, seus frutos possuem tonalidade amarela, e são identificados devido a pubescência (pelinhos curtos em toda a fruta). É indicada para fortalecer as funções cerebrais, melhorar a nossa memória e atuar na prevenção de doenças degenerativas no cérebro, como por exemplo, doença de Alzheimer e Parkinson.

Própolis Verde Brasileiro:

Como é conhecida internacionalmente, é um antioxidante do cérebro, e tem a capacidade de proteger e prolongar a vida dos neurônios, que são células que compõe o sistema nervoso, e que tem a finalidade de processar as informações e estímulos no corpo humano, além de nos proteger da doença de Alzheimer.

Geleia Real:

Contêm 13 sais minerais, 14 vitaminas e 18 aminoácidos. Fortalece o sistema imunológico, estimula o cérebro a produzir o hormônio serotonina, fortalece as funções cerebrais, melhora o poder de concentração e o foco, aumenta a disposição e a energia.

Plantas medicinais indicadas:

Camomila, Hortelã e chá verde. Quando estiverem mornos, podem
ser adoçados com mel (açúcar jamais!).

Inimigos das funções cerebrais:

Açúcar, álcool, tabaco, adoçantes artificiais, proteína glúten, mineral flúor.

Foto_1_MedicinaPráticas contemplativas como o mar e o silêncio:

O cérebro tem a capacidade de autorregenerar-se, porém, não se sabe ainda como esse processo neurológico acontece. Contudo, existem fortes evidências que o silêncio e o mar são fontes precisas e eficazes.

Mar:

Contemplar o mar por 15 minutos rotineiramente é também uma forma natural de recuperar e regenerar o nosso cérebro, de fortalece-lo e promover o descanso cerebral após um dia de trabalho ou qualquer atividade ou acontecimento que o tenha deixado cansado, exausto. Sente-se em frente ao mar, respire, esqueça tudo, dedique-se somente a descansar e repousar o seu cérebro.

Silêncio:

Promove o descanso do cérebro, fortalece a memória, aumenta o aprendizado, proporciona o autoconhecimento, estimula a reflexão, controla as emoções. Mostra maturidade, humildade, poder sobre si mesmo e aumenta a força interior.

Encontre um local adequado (casa, jardim, campo, mata, floresta, etc) que você possa acomodar-se por 3 a 15 minutos ininterruptos e fique em silêncio, esqueça de tudo e de todos.

Foto_2_MedicinaMycobacterium vacae:

Essa bactéria está presente em solos saudáveis, em vegetações que não sofreram com a ação de produtos químicos, enfim, em solos e vegetações virgens.

Nós somos contaminados por ela quando passamos algum tempo em contato com a natureza nesses ambientes. Ela penetra através da pele, pela inalação ou ao ser ingerida.

A verdade é que ela pode afastar a ansiedade, acalmar, relaxar, aumentar o poder do aprendizado, de concentração, e ainda melhora as funções cerebrais.

Constantemente ouvimos as pessoas dizerem que passaram um fim de semana em meio a natureza e voltaram tranquilas, com a mente calma, sem cansaços. Na verdade, elas estão impregnadas com a mycobacterium vacae.