47º Congresso Internacional de Apicultura – APIMONDIA 22

Por: Suelen de Palma Tomazella – Gerente ABEMEL

Quadro1_apimondiaA participação brasileira na APIMONDIA 2022 foi marcada por premiações e grandes expectativas de negócios para o setor apícola nacional.

Com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (ApexBrasil) através do projeto Brazil Let’s Bee, e em parceira com a Associação Brasileira dos Exportadores de Mel (ABEMEL), empresas do setor apícola brasileiro participaram da APIMONDIA 2022, realizada de 24 a 28 de agosto em Istambul, na Turquia.

O congresso, que estava anteriormente planejado para acontecer em 2021 na cidade de Ufa na Rússia, foi adiado para 2022, devido à pandemia do COVID-19, e alterado para a cidade de Istambul, em decorrência da guerra.

Além do stand brasileiro ser destaque em localização, organização e estrutura, a participação setorial evidenciou ainda mais o setor apícola brasileiro, reforçando a imagem do nosso país como grande produtor de mel orgânico e própolis.

Na 47ª edição, o pavilhão brasileiro, com uma estrutura de 126 m², contou com 6 entrepostos associados: Apidouro, Apis Nativa, Essenciale Bee Products, Ita Brasil Mel e Própolis, Melbras e Supermel, que tiveram a oportunidade de promover seus produtos apícolas de alta qualidade, fortalecer a relação comercial com grandes compradores, consolidar clientes e captar novos parceiros.

Além de movimentar o setor comercialmente, a participação brasileira foi coroada por premiações no World Beekeeping Awards*, conquistando 7 medalhas ao todo e, mais uma vez, elevando mundialmente o nome da apicultura brasileira.

A associada Apis Nativa foi a única empresa brasileira a ser premiada entre 156 participantes de 21 países, sendo responsável pela conquista de 7 medalhas (1 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze). Na avaliação, a empresa aparece entre os melhores méis do mundo, conquistando 5 entre as 7 medalhas desta categoria.

Desde que a empresa começou a participar do maior congresso mundial da apicultura, em 2007 a Apis Nativa recebeu medalhas em todas as edições em que participou, somando-se 23 conquistas, que premiaram méis e cera de abelha, além de uma Menção Honrosa dedicada ao seu fundador, Dr. Célio Silva.

“É muito bom participar da APIMONDIA, representar o Brasil e mostrar novamente que o país tem um dos melhores méis do mundo. Aproveito a oportunidade e agradeço a todos os apicultores, fornecedores e funcionários colaboradores da empresa, essa é uma conquista de todos nós juntos, o que nos motiva a continuar trabalhando unidos, investindo em qualidade e produtividade. Esse mérito é do Brasil, esse mérito é de todos!” – Comemora, Tarciano Santos da Silva, sócio diretor da empresa.

Para a gerente executiva da ABEMEL, Suelen de Palma Tomazella, o congresso superou as expectativas: “ Sabemos que estamos vivendo um período atípico, além da pandemia do Covid-19 o cenário de guerra se faz muito incerto nos dias atuais e, as empresas que participaram, acreditaram neste importante evento o que foi fundamental para viabilizar o trabalho da entidade. O congresso possibilita ao nosso associado fortalecer a relação comercial com grandes compradores, consolidar clientes e captar novos parceiros, além da oportunidade de participar de diversos concursos, objetivando o destaque do produto brasileiro que sabemos que possuem características e propriedades inigualáveis, sem resíduos e sem contaminantes. Nos últimos anos o Brasil foi destaque em suas premiações, e neste ano não poderia ter sido diferente”.

Quadro2_apimondia*O World Beekeeping Awards é um concurso global relacionado à apicultura e realizado a cada 2 anos, no Congresso Internacional de Apicultura – APIMONDIA. Existem várias classes de concursos, que incluem diferentes tipos de mel, cera de abelha, hidromel e outras bebidas de mel, cosméticos e medicamentos. Também existem concursos para melhores inovações e invenções na apicultura, para livros, revistas, exposições artísticas e displays.

Empresas brasileiras do setor apícola, marcam presença na WorldFood Istambul 2022

A feira é uma exposição internacional de produtos alimentares e tecnologias de processamento com localização historicamente estratégica entre Europa e Ásia.

Dentre os dias 1 e 4 de setembro, onze empresas brasileiras participaram da feira internacional WorldFood Istanbul 2022 realizada em Istambul, na Turquia.

O Pavilhão do Brasil foi coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Consulado-Geral do Brasil em Istambul.

A estrutura contou com 90 metros quadrados e informações sobre produtos brasileiros aptos para a exportação, como açaí, açúcar, amendoim, arroz, balas, bovino vivo, café, carne de frango, doces, mel, própolis e pulses.

Nesta edição, a ABEMEL esteve presente para prestigiar seus associados, Apiário Flor de Mel e Essenciale Bee Products que estavam representando o setor apícola brasileiro.

“Vimos uma oportunidade fundamental em estarmos junto de nosso associado. Sabemos que uma feira como essa, as empresas participantes têm a oportunidade de estabelecer novos negócios, conhecer novos compradores, não só da Turquia, mas como do mundo todo, além de colocar nosso país em destaque” enfatiza Suelen de Palma Tomazella, gerente executiva da ABEMEL.

Nívia Alcici, CEO da Essenciale Bee Products, explica a importância de a empresa permanecer na cidade de Istambul para participar desta edição da feira: “Aproveitamos a ocasião de nossa participação na APIMONDIA, que é feira mais importante do setor, para nesta feira multisetorial, adquirir outras oportunidades, recebendo visita de dezenas de países que aqui estão em busca de variedade e qualidade. A Essenciale busca sempre novas oportunidades para apresentar nossa tecnologia de produção que asseguram qualidade, inovação, e preços competitivos. Nossa empresa tem histórico em prêmios de inovação e somos muito orgulhosos de através do nosso trabalho levarmos o nome do Brasil em eventos como este”.

Em sua primeira participação na WorldFood, a Apiário Flor de Mel desenvolveu uma edição especial “Sabores do Brasil” onde a ideia foi trazer méis de diferentes regiões do país, mostrando a diversidade apícola do bioma brasileiro.

Da região nordeste, foi trazido o mel de aroeira, do centro-oeste, cipó-uva, do sudeste da candeia e do sul do Brasil o mel de bracatinga.

Quadro3_apimondiaJúlia Carnevalli, diretoria executiva da empresa orgulha-se ao falar do objetivo com essa edição e design desenvolvido para feiras internacionais: “A nossa ideia foi mostrar para as pessoas do mundo que cada região brasileira tem seu destaque em mel, sendo na sua cor, textura, paladar e acima de tudo qualidade. As pessoas conhecem apenas ´mel` e o nosso alvo é não apenas trazer esse ´mel` e sim mostrar toda a história dos nossos méis, suas propriedades, qualidades, periodicidade, entre outros”.

Presidente da ABEMEL, palestra no maior congresso de apicultura do mundo

No dia 25 de agosto, na APIMONDIA, ocorreu a palestra ministrada pela Dra. Andresa Berretta, presidente da ABEMEL, farmacêutica responsável e líder de P&D da Apis Flora Industrial e Comercial Ltda.

Entre centenas de estudos submetidos para apresentação na 47ª edição da APIMONDIA, nossa presidente foi escolhida para apresentar e debater os seguintes temas:

– ‘Ensaios Clínicos de Própolis EPP-AF® – desde estudos de segurança até pacientes hospitalizados com COVID-19’, no qual mostrou a importância de o Brasil ter realizado a primeira pesquisa clínica com própolis em pacientes com COVID e a importância da própolis brasileira em diversas aplicações;

– ‘Avaliação clínica de um sistema de liberação sustentada à base de uma máscara facial a base de biomembrana contendo extrato de própolis e óleos naturais para o tratamento da acne’, onde abordou o desenvolvimento dessa máscara para o tratamento da acne e apresentou os resultados do estudo clínico realizado, que mostrou a efetividade da máscara para controle da oleosidade da pele de pacientes acneicos, bem como a redução da acne nos pacientes avaliados.

Dra. Andresa avaliou sua participação como positiva: “A APIMONDIA é o maior evento da cadeia apícola, envolvendo desde a importância das abelhas do ponto de vista ambiental, até seus produtos que são amplamente utilizados na Apiterapia. Ter tido a oportunidade de compartilhar nossos estudos clínicos com a própolis brasileira foi uma satisfação e uma grande honra, demonstra que nosso trabalho tem forte impacto científico e qualidade. Mais de 90 países participaram do congresso, assim, compartilhar resultados da própolis e demais produtos da biodiversidade brasileira, sempre traz visibilidade para nosso país e impacto em toda a cadeia apícola, gerando negócios para todos os associados da ABEMEL”.

Na ocasião, Dra. Andresa além de apresentar os estudos sobre os referidos temas, teve a oportunidade de debatê-los e tirar as dúvidas dos presentes.

Visita do Consulado-Geral do Brasil em Istambul ao Pavilhão brasileiro

Durante o congresso, os associados da ABEMEL tiveram a oportunidade de receber no stand do Brasil, a Vice Cônsul e Chefe do Setor de Promoção Comercial – SECOM de Istambul, Luana Alessandra Roeder.

O objetivo da visita foi conhecer as diversidades dos produtos do setor apícola exportador brasileiro, além de ressaltar a disponibilidade do Consulado Geral do Brasil, em Istambul.

Na oportunidade, a entidade contou também com a ilustre presença da Excelentíssima Cônsul-Geral do Brasil, Regina Maria Cordeiro Dunlop.

A Embaixadora fez questão de visitar todos os associados e conhecer a pluralidade do setor, sempre esbanjando simpatia e muita disponibilidade. Além disso, na ocasião, a Cônsul fez questão de parabenizar a empresa Apis Nativa, que conquistou a marca de 7 medalhas para o nosso país, e provar dos méis que conquistaram os juízes sommeliers do World Beekeeping Awards.

“Apoiar expositores brasileiros é parte muito importante do nosso trabalho e é gratificante acompanhar e ver o sucesso de cada empresa que vem do Brasil. Pessoalmente, aprendi bastante nas conversas mantidas com os expositores, com a ABEMEL e a ApexBrasil.

Ao percorrer os espaços reservados aos brasileiros, senti orgulho da variedade e alta qualidade de produtos da apicultura que o Brasil tem para oferecer ao mundo.” Orgulha-se Sra. Dunlop.