O MAIOR EVENTO DA APICULTURA MUNDIAL

 
A partir do dia 29 de setembro de 2017, a Delegação da APACAME estará participando do 45º  Congresso Internacional de Apicultura, realizado pela APIMONDIA e que acontecerá na cidade de Istambul, na Turquia.

Como ocorre tradicionalmente desde 1984, a APACAME tem participado de todos os congressos brasileiros e internacionais com o objetivo de buscar novos conhecimentos no desenvolvimento da apicultura mundial, em especial nos eventos internacionais, além de ter contato direto com os apicultores e a apicultura praticada no país sede do evento.

De um lado ficamos impressionados pela tecnologia disponível aos apicultores e com que facilidade a apicultura é praticada atendendo a uma legislação que facilita a atividade.

De outro lado vemos a dificuldade na prática da apicultura por razões climáticas obrigando aos apicultores serem extremamente técnicos para sobreviver na atividade apícola.

Uma coisa é certa e, sem ufanismo, a cada congresso internacional em que participamos voltamos entusiasmados pelo potencial apícola e meliponícola brasileiro.

Lamentavelmente este entusiasmo logo se apaga quando nos deparamos com a burocracia brasileira que desestimula qualquer atividade para os pequenos produtores, impondo exigências impraticáveis aos apicultores e meliponicultores brasileiros.

Mas, uma das características do apicultor e do meliponicultor é a perseverança e nós da APACAME vamos continuar a nossa luta contra essa legislação castradora e contra os agrotóxicos que estão matando as abelhas em todo o mundo e, com recursos particulares de cada participante da Delegação, vamos continuar participando do maior evento da apicultura mundial.

Constantino Zara Filho – Presidente Executivo