­

MULHERES NA APICULTURA

Foto_EditorialÉ com muito entusiasmo que constatamos a presença das muitas mulheres que hoje trabalham com apicultura, seja em campo, com as abelhas, ou na área científica, realizando grandes projetos no Brasil e no mundo. Vamos apresentar nesta revista alguns trabalhos realizados por elas, de grande relevância para a apicultura brasileira e mundial, pois já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente vários deles em congressos brasileiros e internacionais, alguns até já publicados em nossa revista MENSAGEM DOCE. Portanto, parabéns às mulheres por seu dia e todos nós, da Diretoria e do corpo de funcionários da APACAME, estamos na torcida para que cada vez mais tenhamos a presença feminina na apicultura.

Falando em congresso, como já mencionado na edição passada, estamos em um dilema. A APIMONDIA confirma a realização do congresso e estipulou que até o final de fevereiro os expositores devem adquirir seus espaços, mas não conseguimos ainda fazer reservas de passagens e hospedagem, pois está tudo fechado devido à pandemia. Estamos aguardando e assim que houver liberação avisaremos aos nossos associados.

Sobre o mercado do mel brasileiro, soubemos que no Estado do Piauí, onde houve safra recorde esse ano, está sobrando mel e que o preço chegou até a cair por falta de demanda. Por outro lado, segundo a reportagem da ABEMEL, o preço para exportar subiu devido ao valor do Dólar, entretanto, como está faltando mel no mercado, caíram as exportações. Entendemos que como o nosso Brasil é muito grande e produz no país inteiro, ou há falta de comunicação entre produtores e compradores ou existem outros interesses escusos.

Apicultores, precisamos nos comunicar melhor, procurem suas associações.

“E que as abelhas sejam motivos de reunião e união entre os homens”

Uma associação se faz com associados.

Eloi Viana da Silva – Presidente Executivo – eloi@apacame.org.br