Uma refeição completa com mel em todos os pratos
Clau Gavioli (ou Maria Cláudia Gavioli) é jornalista, mestre em hospitalidade e pesquisadora de comida. Ela é editora do site e apresentadora do podcast Minestrone (www.minestrone.com.br).
Não sei se já mencionei aqui a diferença entre cardápio e menu. Praticamente, as duas expressões são usadas como sinônimo, mas os estudos da alimentação expressam uma diferenciação. Cardápio é uma lista com diversos itens (comidas e bebidas) à disposição em bares e restaurantes para serem escolhidos que, comumente, são separados por categorias de entradas ou antepastos, couvert, pratos principais, sopas, massas, carnes, peixes, sobremesas e bebidas. O menu se caracteriza pela sequência de pratos de uma refeição, ou seja, o que será servido como entrada, prato principal, sobremesa e a bebida. Essa sequência se chama serviço, um menu de três serviços compreende, quase sempre, uma salada (ou uma sopinha), um prato principal (que pode ser uma massa ou um combinado com proteína e guarnições) e uma sobremesa (fruta ou doce).
A proposta de hoje é oferecer toda uma refeição, como acabamos de mencionar, um menu em que todos os preparos levem mel em suas receitas.
Antes mesmo de apresentar as opções e sugerir a sequência, é preciso lembrar a quem ama receber amigos em casa para compartilhar um almoço ou jantar ou aos que costumam construir menus para a família em ocasiões especiais e até no cotidiano que não é usual colocar o mesmo ingrediente em todas as receitas de um menu. Existe uma explicação razoável para evitar essa prática.
Mesmo sendo contrária às regras impostas pela gastronomia que ditam normas sobre o que deve ou não ser feito da nossa escolha ao preparar pratos, o que, muitas vezes, acato como leis arbitrárias que não me parecem fazer sentido quando nada têm a ver com a nossa cultura alimentar, confesso que concordo com evitar ter o mesmo ingrediente (ainda mais se o sabor desse item for marcante) em todos os preparos. O motivo é que há sabores que se sobrepõem aos demais no paladar e o resultado é que tudo fica parecendo igual, desde a entrada até a sobremesa. A conclusão é até simples: enjoa.
O mel, contudo, é tão versátil em seus usos que, se bem usado, vai dar um toque especial à refeição inteira, sem parecer que tudo tem gosto só de mel.
Sugestão de menu (de três serviços) com mel:
Salada de folhas com figos, queijo de cabra e molho de mostarda com mel
Ingredientes
1 porção de folhas verdes rasgadas (alface, rúcula e catolônia) higienizadas
1 figo fresco cortado na vertical em quatro partes
20 gramas de queijo de cabra em cubos pequenos
Molho: 1 fio de azeite, 1 colher (chá) de mostarda L’Ancienne, 1 colher de aceto balsâmico, 1 colher (chá) de mel, sal e pimenta do reino a gosto.
Montagem
Numa tigela individual coloque as folhas verdes, espalhe os pedaços de figo e de queijo. Para molho, misture em emulsão todos os ingredientes. Regue os demais e sirva imediatamente.
Rosbife servido com abóbora assada e alecrim
Rosbife
750 g (peça única) de carne bovina – contrafilé, filé mignon ou coxão mole
1 fio de azeite
Sal e pimenta do reino
100 g de mel
100 g de mostarda de Dijon
Modo de preparo
Seque bem a carne com papel impermeável. Tempere com sal e pimenta. Sele em um fio de azeite todos os lados da peça, até que forme uma crosta fina. Sobre uma tábua de madeira ou travessa, pincele a carne com mel, enquanto ainda estiver quente. Deixe esfriar o suficiente o manuseio. Esfregue a mostarda sobre o mel e envolva a peça em papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por 20 minutos para cada. Retire do forno e deixe descansar por, no mínimo, 30 minutos sem tirar do papel alumínio. Passado do tempo, abra com cuidado, verta o líquido para uma molheira e fatie a carne bem fina, quase um carpaccio.
Abóbora assada
Ingredientes
8 tiras médias de abóbora cabotiá com casca
Azeite, sal, pimenta do reino e mel.
Alecrim
Modo de preparo
Numa assadeira antiaderente espalhe as tiras da abóbora. Polvilhe sal e pimenta do reino, regue com um fio de azeite e um fio de mel. Por cima, jogue um pouco de alecrim seco. Leve ao forno pré-aquecido em 200 graus por 30 min, virando aos 15.
Sorvete de baunilha com frutas cristalizadas e mel
Numa taça, coloque
3 bolas de sorvete de baunilha e espalhe frutas cristalizadas por cima. Aqueça o mel com um pouco de sal e regue o sorvete.
Note que o mel foi usado em todos os preparos, mas seu sabor só estará proeminente no sorvete de baunilha. Nos demais itens, ele funciona como alimento para fazer contraponto à acidez do molho de mostarda e do aceto balsâmico e para facilitar a selagem da carne dando brilho e evitando que fique encharcada com o molho de mostarda.
Que tal criar o seu menu e dividir com a gente? Se quiser, escreva para minestrone@minestrone.com.br com receitas suas. Prometo testar e atestar. Até a próxima.