A perda de mais um grande apicultor.

Radamés Zovaro – Empresário e Vice-presidente da APACAME.

Lamentavelmente a Apicultura Brasileira, perdeu no mês de março passado um dos grandes apicultores, José Gomercindo Correa da Cunha, mais conhecido como Cunha, natural do Rio Grande do Sul, onde foi durante os anos de 2006 a 2014, Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura, nessa condição e período visitou todos os estados da federação. Na APACAME esteve muitas vezes onde deu várias palestras e ainda, representou bem o Brasil nos Congressos internacionais que participou.

Solicitamos ao nosso amigo Prof. Aroni Sattler, Engenheiro Agrônomo e professor da Faculdade de Agronomia da UFRGS, a comentar um pouco sobre a vida de nosso falecido amigo:

JOSÉ GOMERCINDO CORREA DA CUNHA.

Falecimento em 21/03/2021 aos 69 anos de idade, aposentado como capitão na carreira militar. Nascido em Santiago/RS, neto de apicultor, paralelamente sempre desempenhou atividades apícolas com dedicação principal à criação de rainhas. Deixa a esposa Sílvia Cestari e os filhos Carlos Artur (carreira militar) e Sabrina (arquiteta).

– Presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS) nas gestões de 2003 a 2007.

– Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) nas gestões de 2006 a 2014.

– Presidente da Comissão das Américas junto a Federação Internacional de Associações de Apicultura (APIMONDIA) nas gestões de 2011 a 2015.

– 2007 – Protocolo de Intenções entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) com o objetivo de ação integrada em prol do desenvolvimento da apicultura nacional e com o apoio e investimento da Fundação Banco do Brasil e parceiros institucionais, no âmbito do programa Trabalho e Renda. A partir dos aportes financeiros disponibilizados foi possível a execução de reformas e adaptações de espaços físicos da UFRGS (Prédio n°41111).

– Inauguração da Sala de Apicultura em 2007 com um Laboratório de Apicultura e uma sala Sede Administrativa da CBA. A partir deste momento a CBA passou a contar com um espaço físico para gerenciar a apicultura nacional com a infraestrutura de telefonia internacional, internet com fibra ótica, luz e água, tudo custeado pela UFRGS.

– 2010 – Inauguração do auditório Professor Emílio Schenk em 2010 com capacidade para 40 lugares e dotado de sistema informatizado para apresentações em formato digital e por teleconferência, com prioridade para eventos apícolas e utilização no ensino de graduação e pós-graduação da UFRGS. O auditório tornou-se referência pois ali acontecem as reuniões mensais da Associação Gaúcha de Apicultores (AGA) e as aulas de graduação dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Veterinária da UFRGS.

Entre as principais realizações como presidente da CBA, devemos destacar a campanha nacional “MEU DIA PEDE MEL”, que tinha por objetivo aumentar o consumo de mel e ser capaz de absorver a produção, gerando negócios e desenvolvimento para toda cadeia produtiva.

Este foi o relato do nosso ilustre Professor Aroni, mas falar sobre o meu amigo Cunha, o grande Presidente da CBA e os tantos feitos por ele, só tenho a agradecer ter participado, ouvido, partilhado e o acompanhado em algumas de suas palestras e viagens pelo mundo e ainda, tê-lo recebido em minha empresa para uma rápida visita, tal era seu interesse por tudo que se relacionava com a Apicultura.

Que não se perca no tempo tanto ensinamento e aprendizado para essas novas gerações as lições de grandes homens na Apicultura como foi José Gomercindo Correia da Cunha.