TRABALHO APÍCOLA EM PRIMEIRO LUGAR

Trabalhar e viver da apicultura no Brasil não é tarefa fácil, temos que estudar muito além de nos dedicarmos ao máximo a essa tarefa. São poucos os que vivem exclusivamente dos trabalhos com abelhas. Temos participado de vários congressos internacionais, fazemos visitas técnicas aos apiários de lá e vemos o trabalho sério que eles praticam, mesmo com um clima adverso de apenas três meses de florada por ano e sete meses de frio.

A preparação dos enxames com alimentação e tratamentos químicos são levados muito a sério o ano todo, o que muitas vezes contamina o mel.

Apesar desses fatores, muitos têm uma produção muito superior à nossa, portanto, precisamos de mais profissionais no mundo apícola brasileiro, para produzir mel de qualidade. Não podemos admitir um país com diversidade de plantas, enorme extensão territorial e mercado consumidor a ser explorado ter produção tão pífia.

Em relação ao último editorial, tivemos alguns debates sobre o assunto, muito mais a favor e menos contra, mas quero deixar claro que como

Apicultor e estando no momento presidente de uma associação, vamos sempre defender o trabalho árduo dos nossos apicultores.

“E que as abelhas sejam motivos de reunião e união entre os homens”

Uma associação se faz com associados.

Eloi Viana da Silva – Presidente Executivo – eloi@apacame.org.br