AONDE VAMOS CHEGAR MATANDO AS ABELHAS?

Foto_EditorialPrecisamos todos nos reunir: CBA, Federações, Associações de apicultores, produtores do agro, poder público e colaboradores, comunidade cientifica, para chegar a um entendimento sobre essa questão, que tem tirado o sono de todos os envolvidos. Não podemos esquecer que cerca de 76% do que produzimos dependem da polinização das abelhas.

Se sabemos quanto é importante manter as abelhas saudáveis e as colmeias produzindo, por que há tanto envenenamento?

Certamente faltam entendimento, informação, comunicação entre apicultores e donos das propriedades. Precisamos também de Registros dos Apiários, que são nossa garantia como empresários e cidadãos de bem; o processo de registro de colmeias é necessário para podemos ter mais força no setor apícula, não é possível permitir que continue a mortalidade das abelhas país afora, como se tem notícia nos últimos meses. Pergunta: onde está o erro? Ou protegemos nossas abelhas ou em pouco tempo a falta de alimentos virá, como disse um dos maiores cientistas de todos os tempos, Albert Einstein, na década de 30, há quase 100 anos se continuar assim estamos bem próximo.

Nesta edição da revista, há duas matérias que falam sobre o assunto dos agrotóxicos, verdadeiros venenos, com mais detalhes, para que possamos tomar conhecimento mais profundo sobre o assunto, temos dois assuntos de tese de mestrado de alunos da UNITAU onde há um trabalho de pesquisa muito interessante, e outro da valorização das abelhas na florada do café. E também como é a vidas das colônias de abelhas.

“E que as abelhas sejam motivos de reunião e união entre os homens”

Uma associação se faz com associados.

Eloi Viana da Silva – Presidente Executivo – eloi@apacame.org.br