Eslovênia, um país apaixonado pela abelha-carnica

Caio Domingues1, Aleš Gregorc1 e Osmar Malaspina2
1Faculty of Agriculture and Life Sciences, University of Maribor, Pivola 10, 2311 Hoče, Slovenia
2Departamento de Biologia Geral e Aplicada, Instituto de Biociências (IB), Universidade Estadual Paulista (UNESP) –“Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro 13506-900, SP, Brasil.

Foto1_Eslovenia
Figura 1 – Localização geográfica e distância em quilômetros entre Brasil (América do Sul) e Eslovênia (Europa). Fonte da imagem: “Designed by macrovector / Freepik” e modificada pelos autores.

Localizada na Europa Central, a Eslovênia é um lindo, encantador e pequeno país com uma vasta diversidade de paisagens naturais (praias, cavernas, montanhas, desfiladeiros e lagos) e pouco mais de dois milhões de habitantes [1]. É um país que pertencia a ex-Iugoslávia (1918-1992) e conquistou sua independência em 25 de junho de 1991. Atualmente, faz fronteira com a Itália (oeste), Áustria (norte), Hungria (nordeste) e Croácia (sudeste) e está a uma distância de mais de nove mil quilômetros do Brasil (Figura 1).

A Eslovênia tem uma excelente tradição apícola por ser a “casa” da abelha-carnica (Apis mellifera carnica, Pollman 1879), que é nativa desta região e é conhecida por seu comportamento menos defensivo e pela alta produtividade em relação ao mel [2] (Figura 2). Devido às suas características biológicas, é a segunda subespécie mais difundida no mundo, atrás apenas da A. mellifera ligustica (Itália) [3]. Ser apicultor na Eslovênia é uma herança passada de geração em geração e, atualmente, existem mais de 12 mil apicultores e 210 mil colônias de abelhas no país [4]. O setor da apicultura desempenha um papel importante na atividade agrícola tradicional da Eslovênia e na economia, bem como faz parte do patrimônio cultural do país.

Figura 2 - Rainha de A. mellifera carnica com operárias ao seu redor. Fonte da imagem: Aleš Gregorc
Figura 2 – Rainha de A. mellifera carnica com operárias ao seu redor. Fonte da imagem: Aleš Gregorc

Entretanto, de onde vem a fama e a tradição da Eslovênia com as abelhas? Para responder a essa pergunta, primeiramente, precisamos voltar ao século XVIII em uma pequena aldeia chamada Breznica, no município de Žirovnica, onde nasceu Anton Janša (1734-1773). Mas, quem é este homem? É uma personalidade muito relevante na história da apicultura por ser considerado o pioneiro da apicultura moderna. Devido às suas habilidades e conhecimentos sobre as abelhas, tornou-se o primeiro professor de apicultura em Viena (Áustria) e conquistou grande reconhecimento na área. Como parte de seu legado, escreveu dois livros (“Discussão sobre apicultura” e “Um guia completo para apicultura”), e os apicultores continuam utilizando suas técnicas até os dias atuais. Por meio de uma iniciativa da Eslovênia, ficou definido que no dia 20 de maio seria comemorado o “Dia Mundial das Abelhas”. A data escolhida é também o aniversário de Anton Janša, uma forma de homenagear este grande apicultor esloveno (Figura 3).

Figura 3 - Moeda comemorativa (2€) dedicada ao “Dia Mundial das Abelhas” elaborada pelo Banco da Eslovênia. Fonte da imagem: Caio Eduardo da Costa Domingues.
Figura 3 – Moeda comemorativa (2€) dedicada ao “Dia Mundial das Abelhas” elaborada pelo Banco da Eslovênia. Fonte da imagem: Caio Eduardo da Costa Domingues.

A apicultura no país possui algumas particularidades que as diferenciam de outros países, como o Brasil. As abelhas são mantidas em colmeias de padrão nacional (Alberti-Žnideršič, abreviado para AŽ) com pinturas e desenhos coloridos decorando os seus painéis frontais, um estilo encantador e único (Figura 4). Estas pinturas, produzidas nos séculos passados (XVIII e XIX), retratam passagens bíblicas ou personagens famosos de contos populares do país (Figura 5). Além de deixar as colmeias mais graciosas, também podem facilitar a geolocalização das abelhas no retorno de suas atividades.

Outro fato interessante, o manejo é realizado pela parte posterior da colmeia e não pela parte superior, como nas colmeias Langstroth, e devido às características comportamentais da A. mellifera carnica, os apicultores eslovenos geralmente trabalham com menos equipamentos de proteção em comparação com os apicultores brasileiros. No entanto, esta subespécie é menos produtiva e mais suscetível a pragas e doenças quando comparada com as abelhas Africanizadas [5]. A produção de mel na Eslovênia é de cerca de 1.300 toneladas, embora esse valor possa variar ao longo dos anos [6]. O país é quase autossuficiente na produção de mel segundo os dados da “República da Eslovênia – Departamento de Estatísticas” (Figura 6). A Eslovênia exporta mel para o Japão, Canadá, Grécia, Itália, Kosovo e outros [6]. Por outro lado, o país importa mel da Bélgica, Hungria, Grécia, Croácia, Alemanha e outros [6].

Diferentes fatores podem afetar a produção de mel, como por exemplo: falta de tecnologia moderna, alterações climáticas, pragas, doenças e morte da colônia. Entretanto, os problemas mais comuns em A. mellifera carnica na Eslovênia são:

— Varroa destructor (vírus associados). Tratamento: Existem diversos compostos para o controle do ácaro varroa como: Api-Bioxal, Oxuvar, Oxybee (ácido oxálico), Apifor 60, Formivar, Formicpro (ácido fórmico), VarroMed (ácido oxálico e fórmico) ApilifeVar (timol), Apivar, Varidol (amitraz), Bayvarol, Polyvar Yellow (flumetrina) e Checkmite (coumafós). A utilização deve seguir as recomendações do manual do fabricante.

— Nosema ceranae e N. apis (Nosemose). Tratamento: Medidas preventivas de controle, incluindo medidas de higiene e reciclagem dos quadros mais antigos.

— Loque americana (Paenibacillus larvae). Tratamento: Não há tratamento. Medidas preventivas são realizadas, incluindo exames clínicos regulares nas colônias.

— Traças da cera (Galleria mellonella). Tratamento: Colônias fortes podem combater traças de cera. B401 (Certan) pode ser utilizado como tratamento preventivo para controle da traça da cera (apicultura orgânica).

— Mortalidade no inverno. Nos últimos anos, acredita-se que a mortalidade no inverno variou entre 10 e 15%. Entretanto, não há dados oficiais disponíveis. Tratamento: Medidas preventivas contra pragas e doenças são benéficas antes do inverno.

Curiosidade: Durante o inverno esloveno as abelhas não são manejadas, e somente no início da primavera os apicultores fornecem a pasta candy.

Referências

[1] I FEEL SLOVENIA. 10 reasons to add Slovenia to your travel list in 2023. Disponível em: <https://www.slovenia.info/en/stories/10-reasons-to-add-slovenia-to-your-travel-list>. Acesso em: 10 Dez. 2022.

[2] GREGORC, A. Vzreja čebeljih matic (Apis mellifera carnica). Žirovnica: Čebelarska zveza Zgornje Gorenjske, 2005. 48 p.

[3] FONTANA, P. et al. Appeal for biodiversity protection of native honey bee subspecies of Apis mellifera in Italy (San Michele all’Adige declaration). Bulletin of Insectology, v. 71, n. 2, p. 257-271, 2018.

[4] REPUBLIC OF SLOVENIA. World Bee Day. Disponível em: <https://www.gov.si/en/registries/projects/world-bee-day/>. Acesso em: 10 Dez. 2022.

[5] MALASPINA, O.; STORT, A. C. Sucrose syrup-collecting behavior in Africanized and Caucasian bees and in the descendants of their crossings. Revista Brasileira de Genética, v. 10, p. 459-469, 1987.

[6] REPUBLIC OF SLOVENIA – STATISTICAL OFFICE. Below average honey harvest in 2020. Disponível em: <https://www.stat.si/StatWeb/en/news/Index/10330>. Acesso em: 10 Dez. 2022.