Apicultura no Celular

Radamés Zovaro – Empresário e Diretor Técnico da Apacame

apicultura-no-celularHoje o celular é uma ferramenta obrigatória do ser humano. As inúmeras funções que possui fazem dele uma ferramenta necessária, pois até para pagamento que normalmente são realizados pela rede bancária, hoje podemos fazer simplesmente pelo celular sem necessidade de ter que se deslocar até o Banco para efetua-lo.

A Apicultura também esta aproveitando essa ferramenta e criando no WhatsApp uma forma de comunicação entre os apicultores. Aqui no Estado de São Paulo temos vários grupos onde o tema é apicultura, entre eles podemos citar: GWM Apís só Paulista; Produção de Rainhas BR; Apicultores de SP; GAB – Cera de Abelha; GNU Veneno NAO – Abelha SIM; Apicultores x Agrotóxicos; CNAA Oficial 1 e com certeza, acredito deve ter outros, não só em São Paulo, mas em todo o Brasil.

É sem duvida nenhuma uma força a mais para unir os apicultores, trazer conhecimento, diálogo, conhecer novos amigos, enfim ajudar a categoria a crescer e ocupar o seu espaço no meio produtivo destes pais.

É evidente que nem tudo é favorável, os problemas são inúmeros, cada apicultor tem o seu problema, uns por falta de tempo de ir ao apiário, outro por estarem em uma região de poucas floradas, outros por mortandade de abelhas pelo uso de agrotóxicos, e outros que montam um acampamento ao lado do apiário para se defender de possíveis roubos. Enfim é a atividade que oferece muitas dificuldades e pouco reconhecida pelos órgãos públicos e muitas vezes também pela sociedade.

A verdade é que a abelha é um dos insetos mais importantes do planeta, sem ela, nós teríamos deficiência em adquirir produtos alimentícios, pois é a abelha que tem a função principal de polinizar as flores de muitas espécies de plantas que fornecem alimentos através do seu fruto. Albert Einstein já dizia na década de 1950, “O dia que as abelhas faltarem o ser humano terá mais 5 anos de sobrevivência, pois haverá falta de alimentos por deficiência de agente polinizadores”.

É importante a comunicação entre os seres humanos em beneficio da classe, e porque não dizer em beneficio da sociedade no seu todo, pois é através da comunicação que conseguimos conhecimento para tocar a nossa vida dentro de uma sociedade que cada vez mais se fecha se isolando do contato pessoal. Abraços