Mais Um Ano se Foi!

Mario Isao Otsuka – Associado 362

São dois anos que se passaram após aquele dia fatídico de 20 de setembro de 2018, data de passamento do Dr. Constantino Zara Filho que foi presidente da APACAME desde os idos de 1980 ou 1981, pois quando o conheci em 1982 já ocupava aquela posição. Na vida privada foi um excelente advogado militante.

Constantino Zara Filho compondo a mesa do debate contra a pulverização aérea
Constantino Zara Filho compondo a mesa do debate contra a pulverização aérea

Graças ao seu intenso esforço a APACAME tornou-se uma instituição reconhecida que sempre lutou em prol da apicultura brasileira, embora a Associação tivesse sede no município de São Paulo. E assim seguindo o seu ideal foi instituído o lema da Associação que é Abelhas Á Serviço da Agricultura.  

O significado efetivo deste lema é de que as abelhas melíferas não são são mais importantes ao homem por causa do mel, pólen apícola, própolis, geleia real e apitoxina que elas produzem, mas pelo seu trabalho efetivo e invisível na manutenção das espécies vegetais nativas e pelo incremento na produção das plantas consideradas econômicas.

Sem a existência delas as vegetações nativas também seriam prejudicadas como produtoras de chuvas e de oxigênio como já acontecem há milênios. É evidente que também as abelhas nativas e outros insetos e animais participam do trabalho da polinização.

Constantino lutou muito pelo controle de uso desmedido de agrotóxicos que contamina intensamente o meio-ambiente e causando mesmo doenças aos seres humanos.

A APACAME sem a presença do Constantino sobrevive tranquilamente devido à base criada e fortalecida na sua longa gestão. Como nada é insubstituível neste mundo agora sob a nova diretoria eleita encabeçada pelos apicultores Elói Viana e Radamés Zovaro, que com certeza continuarão o longo e bem feito trabalho da Associação.

Como foi dito na homenagem do primeiro ano de sua ida ao Plano Espiritual, ou ao Oriente Eterno como alguns de seus irmãos da jornada terrena dizem, ele continuará sempre nos intuindo com os seus bons pensamentos para que a APACAME seja sempre conduzida aos seus desígnios traçados.