Apicultores, Vamos Nos Tornar Profissionais E Legalizados!
Estamos passando por um momento fundamental na apicultura brasileira, e para isso precisamos fazer nosso cadastro de apicultores em massa. Uma vez cadastrados, só teremos benefícios, pois há grandes apicultores sem cadastro querendo vender seu mel e não conseguem, por isso é necessário ser apicultor dentro da legalidade.
Sabemos que todo mel para o comércio tem que passar pelo serviço de inspeção, e hoje só a casa do mel ou o entreposto o têm, possibilitando colocar SIF, SIM, SISP, ou Selo Arte. Para este último não é necessário passar pela burocracia, mas ainda é preciso nota fiscal do produtor rural.
Não há outro jeito, para os entrepostos, a fiscalização é quase diária; se entra uma carga sem documentação correta, eles podem ser multados e até fechados, portanto, senhores apicultores, vamos ficar muito atentos e fazer o cadastro, procure em sua região o local mais próximo, só temos vantagens, vamos sair da ilegalidade e nos comportar como verdadeiros profissionais da apicultura.
Temos nesta edição publicada a portaria no795 da SDA, de 10 de maio 2023, que fala sobre as normas higiênica, sanitária, e tecnológica para os estabelecimentos dos produtos das abelhas e seus derivados, portanto, vamos ler com muita atenção, e ficar atualizados sobre os produtos das abelhas.
Vamos ver também o material dos professores Artur Henrique & David de Jong, tratando de Ciência cidadã, uma oportunidade para participar e se beneficiar das pesquisas sobre abelhas e outros polinizadores da América do Sul. Vamos nos dedicar ao assunto com o mesmo carinho que dedicamos às nossas abelhas.
“E que as abelhas sejam motivos de reunião e união entre os homens” Uma associação se faz com associados.
Eloi Viana da Silva Presidente Executivo – eloi@apacame.org.br