O Trabalho Invisível das Abelhas
Eugênio Basile, sócio-fundador da Mbee – Meles de Terroir
Ainda que sejam importantes para a nossa biodiversidade, as abelhas ainda carregam um estereótipo negativo, muitas vezes atribuído ao perigo que elas representam por conta do ferrão.
Mesmo no país mais biodiverso do mundo, onde 300 das 400 espécies de abelhas sem ferrão estão presentes, ensinamos aos nossos filhos que as abelhas são perigosas e criamos neles o medo desses insetos tão importantes para o nosso ecossistema.
Muito além da produção do mel, as abelhas são responsáveis pela proteção e preservação de nossas florestas e excelentes parceiros da agricultura; já que são responsáveis por aproximadamente 70% da polinização das plantas de nosso planeta.
Ao ignorarmos o valor imensurável das abelhas, deixamos de aproveitar o seu verdadeiro potencial e esquecemos – ou muitas vezes desconhecemos – que o consumo do mel e de seus subprodutos contribui para fomentar um tripé invisível de sustentabilidade por trás deste ouro líquido.
No âmbito ambiental, as abelhas são responsáveis pela proteção e preservação de nossas matas e do nosso meio ambiente.
Socialmente, estes insetos ajudam a manter e melhorar a vida de uma centena de pequenos agricultores espalhados pelo Brasil, promovendo trabalho digno e fixação de mão de obra no campo. Já no viés econômico, o mel gera renda e estimula o crescimento da agricultura familiar.
É estimado que 70% do que comemos depende da polinização, o que mais uma vez demonstra que o valor econômico das abelhas na agricultura é enorme.
Também não devemos nos esquecer de que o Brasil tem os melhores meles do mundo, reflexo do país mais biodiverso do planeta e que decorre da infinidade de variações que nossas abelhas nos entregam, dos mais doces aos mais ácidos, dos mais claros aos mais escuros, dos mais simples aos muito complexos.
Neste cenário surge em 2014, a Mbee – Meles de Terroir com o propósito de promover e resgatar a cultura deste ouro líquido no Brasil e com o desafio de difundir a importância das abelhas e do mel em um território marcado pela monocultura de cana e pelo consumo excessivo de açúcar.
Atuamos na curadoria, manejo e venda de meles de abelhas nativas sem ferrão, um verdadeiro patrimônio dos povos tradicionais e do campo, ajudando a fortalecer a agricultura familiar, criar demanda de mercado e encorajando produtores a seguirem seu manejo e, consequentemente, colaborando na preservação de diversas espécies da nossa flora.
Em 2022, lançamos a Academia do Mel ®️, um espaço múltiplo, criado para discutir brasilidade, abelhas, meio ambiente, produtos ar- tesanais e sustentabilidade.
A Academia nada mais é do que um espaço físico dedicado às abelhas, mas também um espaço para de- gustação de desconhecidos meles de abelhas nativas brasileiras com queijos nacionais, hidromel de jataí e outros produtos artesanais que variam conforme a edição.
Este projeto é fruto de oito anos de conhecimento adquirido em aulas, palestras e eventos feitos pela Mbee. Apresentamos o incrível mundo das abelhas, oferecendo um passeio pelo Brasil por meio de meles surpreendentes, com direito à análise sensorial guiada e diversas outras informações interessantes sobre este Brasil tão plural.
Para conhecer mais sobre o nosso trabalho, acesse https://www.lojambee.com. br/ ou visite nosso Instagram https://www.instagram.com/mbeemel/