FINALMENTE, A APICULTURA ESTÁ MOSTRANDO A QUE VEIO

Foto_EditorialO meio apícola brasileiro está em plena agitação. Eventos estão acontecendo, congressos sendo preparados, e já temos previstos o Internacional, em setembro, no Chile; o Brasileiro, em novembro, na cidade de Brasília; o de Blumenau (SC), em junho. Desse modo, a Apicultura vai tomando o caminho mais organizado por isso, apicultores, fiquem atentos, pois a apicultura precisa de novos conhecimentos, novas práticas de manejo que podem gerar dúvidas, mas o aprimoramento é necessário.

Nas últimas duas semanas, ao visitar o Rio Grande do Norte falamos com alguns apicultores muito animados com a produção de mel neste ano. A expectativa é de duas colheitas, pois o clima colaborou muito com o setor apícola. Os apicultores do RN estão felizes tanto na produção de mel como de pólen. Vamos aguardar os melhores resultados, pois a nossa produção precisa crescer. Temos consumidores aqui e fora do Brasil, mas os apicultores precisam também regularizar seus negócios. O assunto ainda é um tabu, mas os entrepostos não recebem mel de apicultores não cadastrados, e ali a fiscalização é diária, e não há “jeitinho” para colocar o mel no entreposto.

Associados, leiam com muita atenção o material que está nessa revista fornecido pela ABEMEL: tabelas de preços, produção nacional, exportação, questões de negócios e políticas internacionais com o mel no mundo todo, É necessário ficar atento a tudo nos bastidores dos negócio apícola, só assim vamos desenvolver nossa apicultura com mais qualidade e determinação juto às nossas “meninas”.

Outra matéria importante é o trabalho de pesquisa feito por Ricardo Machado, em sua tese de pós-graduação na UNITAU, que atualiza os dados sobre as abelhas Apis no Brasil. É fundamental conhecer trabalhos acadêmicos atualizados sobre a apicultura brasileira. Não podemos nunca parar de estudar as abelhas.

“E que as abelhas sejam motivos de reunião e união entre os homens”

Uma associação se faz com associados.

Eloi Viana da Silva – Presidente Executivo – eloi@apacame.org.br