REUNIÃO DA CÂMARA SETORIAL EM AVARÉ – SP.

Por: Eloi Viana da Silva e Sebastião Doniseti Alexandre.

Nos dias 17 e 18 de março de 2023, a APACAME, esteve representada por seus diretores: Eloi Viana da Silva, Álvaro Chaves de Oliveira, Sebastião Doniseti Alexandre e Idalina dos Santos Lourenço, entre outros associados que estiveram presentes na 2ª Feira de Apicultores e Meliponicultores do Estado de SP no município de Avaré, na Fazenda Experimental Eduvale, pertencente ao complexo da Faculdade EDUVALE de Avaré, situada na rodovia João Melão Km 267 na Zona rural do Município, é a 2ª feira consecutiva com muito sucesso, tendo como expositores: apicultores, miliponicultores e associações, onde chamou muito a atenção com a quantidade de jovens que lá estavam para visita ao evento.

Na reunião da Câmara Setorial de Produtos Apículas do Estado de São Paulo, ocorrida no dia 17 de março, estiveram presentes 06 entidades representativas, como também representantes individuais (apicultores e meliponicultores).

A FAAMESP, Federeção das Associações de Apicultores e Meliponicultores do Estado de São Paulo. em mais um evento muito importante para o seguimento se fez ausente.

Como também para um estado como São Paulo onde temos a ciência do potencial da flora que é exuberante e que a quantidade dos profissionais no seguimento apícola é bem expressiva. Esta ausência de entidades e apicultores acaba impactando de forma reversa para os ajustes necessários, e o desenvolvimento da apicultura PAULISTA, visando à melhora de condições para nossos apicultores buscando sempre facilitar e desburocratizar procedimentos para o aumento da produtividade com racionalidade operacional.

Foram discutidos os pontos a seguir:

1 – Levantamento do perfil do apicultor e meliponicultor de Estado de São Paulo;

2- Perda de abelhas por agrotóxicos;

3 – Criação do Programa Paulista de Inclusão de Mel e demais produtos na merenda escolar;

4 – Inclusão de mel na cesta básica paulista, com a isenção do ICMS para os produtos das abelhas;

5 – Incentivar parcerias para novos mercados;

6 – Apoio do Estado, organizar campanha estadual de aumento do consumo interno do mel e combate à fraude no Estado;

7- Formação profissional;

O resultado desse discursão será publicado em ata nessa revista.

Com relação ao setor dos expositores o evento foi marcado pela diversidade de mel no setor de meliponicultura mais de 40 tipos de mel que estavam à disposição para degustação e aquisição. Com também suvenires com a temática ou composição com os produtos apícola e meliponicultura.

A APACAME participou no setor de exposição fornecendo gratuitamente suas revistas “MENSAGEM DOCE” para todo o público presente, como também apresentou 3 maquetes educativas de abelha APÍS e velas confeccionadas com cera de abelha APÍS.

Entendemos as dificuldades para locomoção e agendamento, que impedem as entidades representativas e o próprio apicultor e meliponicultor, mas esperamos que no próximo evento que está programado para março de 2024, possamos contar com a presença de uma grande parcela de apicultores e entidades representativas do Estado de São Paulo. Assim poderemos expressar e colaborar junto aos órgãos reguladores competentes, opinando sobre nossas necessidades para uma melhoria em conjunto.

Prestamos aqui nosso agradecimento à bióloga professora Dra. Ligia Carolina Q. Corazza, que é coordenadora do curso de ciências biológicas e foi à responsável pela coordenação do evento.