50 anos da APIRIO

Selma de Oliveira Chaves

Valter Gressler nasceu em 14 de abril de 1927 em Rio Pardo – RS. Após algumas mudanças de domicílio e município ainda pequeno, entre elas, Santa Maria e Caxias do Sul.

Aos oito anos de idade em férias numa fazenda de arroz pela primeira vez teve seu contato com as abelhas tendo provocado no menino, um grande aprendizado. Mais tarde em Caxias do Sul-RS e com desejo de ser engenheiro naval partiu para Porto Alegre onde desviou-se do seu interesse primeiro e entrou para a escola preparatória de cadetes, Cursando Academia militar de Agulhas Negras em Resende RJ, seguindo então a carreira militar.

Foto 1 Valter Gressler e Elcio Xavier, em comemoração de 50 anos da API-RIO.
Foto 1 Valter Gressler e Elcio Xavier, em comemoração de 50 anos da API-RIO.

Em 1971 já na vida civil, entrou para a universidade do Brasil hoje UFRJ, formando-se em administração de empresas.

Seu primeiro curso de apicultura foi feito em meados de 1971 na secretaria de agricultura de Niterói onde foi apresentado à escola Wenceslau Belo onde foi convidado a participar na criação de uma associação de apicultores tornando-se então sócio fundador da Associação Guanabarina de Apicultores (AGA) Associação esta, que possuía um boletim mensal criado pelo então presidente Adolfo Max e denominada “O Enxame”, onde Valter Gressler teve a participação constante como colaborador neste periódico.

Na gestão seguinte da AGA, o então presidente Sr. Elcio Xavier juntamente com Valter Gressler criaram um novo informativo mensal denominado “O Apiário” e nesta ocasião, a AGA passou a ser denominada então Api-Rio.

Esse informativo ficou conhecido em todo Brasil e também no exterior. Um fato interessante por esta ocasião foi a apresentação a nós pelo pai de Lauro Pantoja uma centrifuga de origem francesa feita em madeira que funcionava na vertical como uma roda gigante e essa centrifuga existe ainda hoje. Essa apresentação inusitada, gerou nos apicultores, o interesse e vontade em confeccionar outra centrífuga semelhante a europeia, fato que acabou não acontecendo.

Outro expoente da Api-Rio foi Francisco Cardoso da Fonseca, associado e apicultor que se tornou um grande mestre da apicultura e conhecido pela produção de lindas abelhas áureas. Francisco, um ex cabo do Exército que se dedicou intimamente à pesquisa genética das abelhas. Dotado de grande paciência e dedicação, sentava-se ao lado do alvado no escuro, para observar a movimentação das abelhas nos primeiros raios de sol pela manhã.

Foto 3 Valter Gressler e Elcio Xavier
Foto 3 Valter Gressler e Elcio Xavier

Em um congresso na cidade de Florianópolis SC, foi apresentada toda a questão do acasalamento múltiplo e neste momento, Francisco ainda desconhecia esse fato e valentemente gritou “minhas princesas não são prostitutas”.

Partindo das abelhas amarelas alemãs por seleção, chegou às lindas abelhas áureas. Com o tempo, as abelhas importadas mostravam-se pouco produtivas e então, o governo decidiu introduzir uma nova espécie para a melhoria da produção com a chegada da abelha africana Adansoni reclassificada scutelata.

Foi um desastre por ser fortemente defensiva, entretanto, mostrando-se muito boa produtora de mel.

Valter Gressler, num congresso de apicultura apresentou a necessidade de identificar-se as rainhas através do uso de cores, como adotadas na Europa, que indicassem o seu ano de nascimento.

Dando continuidade em sua vida apícola, Valter Gressler foi professor de apicultura na escola Venceslau Belo com intensa dedicação ao desenvolvimento da apicultura brasileira e atuando na Api-Rio por 50 anos, quando em 2022 foi festejado o Jubileu de Ouro da Associação.

Colaborador incansável na formação e criação de muitas associações apícolas e na elaboração de seus estatutos, além de participar em todos os congressos brasileiros.

Autor do livro de técnicas apícolas denominado “Dicas, macetes e quebra-galhos” Foi expoente na produção de cera alveolada de qualidade e pureza superior, sendo reconhecida por apicultores de todo o Brasil.

Em sua carpintaria localizada em seu sítio em Seropedica- RJ Confeccionou-se durante anos, materiais apícolas como alimentadores de alvado e de teto, telas de ventilação.

Destacando-se o jubileu de Ouro da Api-Rio em 22 de setembro de 2022 ocorreu a comemoração dos 50 anos de trabalho da Api-Rio, promovendo o encontro de antigos membros desta associação a saber: Elcio Xavier, Paulo Santana, Lauro Pantoja e Valter Gressler