O que esta acontecendo em nossa apicultura?
Radamés Zovaro – Empresário apícola e Diretor Técnico da APACAME
Ao longo dos últimos 3 anos, temos notado uma queda de produção dos produtos das abelhas no Brasil e em especial no Estado de São Paulo. Na verdade vários são os fatores que tem provocado essa queda na produção.
O primeiro fator sem duvida foram os problemas climáticos, tivemos um longo período de seca, consequentemente as floradas não foram uniformes; diminuído e não abrindo no período normal, estas floradas fora de época, causaram queda na produção de mel.
Um segundo fator é a mortandade de abelhas que esta havendo em determinadas florações provocadas por problemas de aplicação de agrotóxicos. Infelizmente pelo que sabemos é um problema grave e que infelizmente o setor ainda não conseguiu resolver.
Alguns produtos tóxicos usados na agricultura brasileira e infelizmente aplicados com anuência dos órgãos fiscalizadores, são proibidos em alguns países europeus e americanos, cabe aos órgãos fiscalizadores do Governo fazer essa fiscalização.
Esse problema é um conjunto de fatores que provoca a mortandade das abelhas. Vamos tentar explicar de forma simples e objetiva, sem entrar em detalhes, os itens principais para que os leitores tenham maior consciência do problema.
1 –As empresas fabricantes colocam os produtos no mercado, cada um tem a sua composição e marca, uns mais perigosos outros com menos agressividade.
2 – O consumidor, normalmente o fazendeiro, compra o produto indicado pelo agrônomo ou por escolha própria e contrata uma empresa para fazer a aplicação do produto ou dos produtos escolhidos.
3 – É natural que de acordo com o tamanho da área(s) a forma da aplicação é através de aeronaves devidamente preparadas para atender as necessidades do serviço.
4 – Essa aeronave vai ser comandada por um piloto que ira sobrevoar a área definida, soltando ou aplicando o(s) produto(s) devidamente escolhidos.
Exatamente na pulverização, existe uma série de fatores que pode afetar o meio ambiente e consequentemente as abelhas. Vamos citar alguns desses fatores:
a – Quantidade de produtos a ser aplicada, existem casos que são usados mais de 8 (oito) produtos;
b –A abertura da (s) torneira (s), bicos injetores que dará vasão ao produto, dependendo do diâmetro poderá ter efeitos diferentes;
c – Altura do vôo que é liberado o produto
d – Velocidade do vento;
e – Distância do apiário do local aonde esta sendo feita a pulverização.
Pois bem, feitas essas observações vamos comentar os problemas que podem acontecer:
Observe que esses 5 (cinco) itens podem provocar problemas graves.
Por exemplo: dependendo da altura do vôo, da abertura das torneiras (bicos injetores) ou da velocidade do vento a aplicação poderá atingir áreas fora da área plantada, prejudicando regiões que não tem nada a ver com a plantação objeto da pulverização.
O apiário deve estar instalado com segurança a uma área distante da plantação de no mínimo 150 a 200 metros;
É importante que o apicultor quando colocar abelhas próximo de áreas que recebem pulverização, tenha informações de quando será feita essas aplicações e que tome as providencias necessária para que o veneno não prejudique as abelhas, e venha a ter um prejuízo indesejável. E ainda, além da mortandade, principalmente agressão ao meio ambiente.