Carteira da CBA

Joail Humberto Rocha de Abreu
Economista, Administrador, Ex Presidente da CBA

Com grande surpresa recebi convite da “FRENTE PARLAMENTAR DE APICULTURA E MELIPONICULTURA” para lançamento da carteira da CBA.

Esse convite não deveria ter sido feito pela CBA? Onde está a CBA? foi um relançamento político?
Eu não queria dizer nada. Pode ferir sensibilidades, desmanchar castelos de areia, coisas e tal, me manifesto em defesa da apicultura nacional, com os ideais dos grandes apicultores, que com uma visão de futuro, do associativismo apícola e união criaram a CBA.

A CBA fundada em 28 de janeiro de 1988, é o Órgão máximo de representatividade dos apicultores brasileiros, começando pela união dos apicultores no campo, que formam as Associações. Um grupo de Associações formam a Federação Estadual.

Todas as Federações formam a Confederação Brasileira de Apicultura CBA.
Para ter um reconhecimento Internacional a CBA filiou-se à APIMONDIA, representação máxima da Apicultura mundial. Portanto o apicultor no campo tem uma representação a nível mundial com a CBA.
A língua portuguesa, como dizia um de seus defensores, o ilustre Rui Barbosa, é uma das mais belas, rica e representativa.

Algumas palavras definem perfeitamente sua atividade e profissão como no caso:
APICULTOR criador de abelhas em geral. APICULTURA arte na criação de abelhas europeias
Apis Melíferas.

MELIPONICULTURA arte na criação de abelhas meliponíneas sem ferrão.
Seria o caso de se chamar:

BARBEIRO de cortador de cabelo?
MÉDICO de cuidador de doente?
MOTORISTA de condutor de automóvel?

E assim por diante, na língua portuguesa existe uma palavra que define as profissões, ignorar ou desprezar isso é uma falta de conhecimento da língua pátria.

Portanto a “CARTEIRA DE CRIADOR DE ABELHA” deveria ser, de acordo com a língua portuguesa, “ CARTEIRA DE APICULTOR”, com as especializações APICULTURA ou APIS MELIFERAS e MELIPONICULTURA ou MELIPONÍNEOS.

A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE APICULTURA CBA, com a entrada da Meliponicultora deveria mudar para “ CONFEDERAÇÃO BRASILLEIRA DE APICULTOR” CBA, abrangendo dessa forma todos os “criadores de abelhas”.

A CBA não pode se transformar em “clube do faz de contas” com “sócios” diversos, ela representa unicamente os apicultores e as tradições apícolas que estão sendo abandonadas.

Não existe carteira profissional para “amigo da profissão” como no caso da carteira da CBA que tem indicação de “AMIGO DAS ABELHAS”.

Seria o caso de se solicitar à ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL OAB uma carteira como “AMIGO DOS ADVOGADOS”?

A carteira da CBA tem que ter uma apresentação formal, e não festiva, para ter credibilidade e representatividade perante a sociedade.
Vamos valorizar a profissão APICULTOR e a nossa CBA.