O Brasil no mundo Apícola
Nesta edição estamos dando ênfase ao 48o Congresso Internacional de Apicultura, promovido pela APIMONDIA e pela Associação Chilena de Apicultura.
Além da demonstração científica, tivemos apresentação de 600 trabalhos na forma de comunicação oral, simpósio, mesa redonda e pôsteres.
A ApiExpo, exposição de fornecedores do nosso ramo, ocupou mais de 1.200 metros quadrados de área e atendeu plenamente aos anseios dos milhares de congressistas, ao expor equipamentos e utensílios apícolas que encheram os olhos de todos os visitantes. Logo na recepção, todos os congressistas foram presenteados com um coquetel.
Na programação da visita técnica, tivemos oportunidade de visitar dois apiários, com apicultores bem preparados na apicultura Chilena. Eles nos revelaram que todo mel que sai dos apiários é certificado, com mais segurança para os consumidores. Naquele país, portanto, não há mel falsificado pelo meio apícola.
Infelizmente, a má notícia é que o Brasil não é mais membro da APIMONDIA, por falta de pagamento, um absurdo. O presidente da CBA (Confederação Brasileira de Apicultura), não estava presente no evento.
Voltando para casa, vida que segue. Dias 24, 25 e 26 de Novembro, em Brasília, vamos ter o CONBRAPI 2023, o 23o Congresso Brasileiro de Apicultura e o 9o Congresso de Meliponicultura.
Esse evento será a vitrine atual do segmento apícola e meliponícola do Brasil, e esperamos que o congresso seja organizado com profissionalismo para obter o sucesso que merece.
“E que as abelhas sejam motivos de reunião e união entre os homens” Uma associação se faz com associados.
Eloi Viana da Silva
Presidente Executivo
eloi@apacame.org.br