MACA (LEPIDIUM MEYENII).
A Maca é uma planta adaptógena de origem Peruana.
Por natureza, é um estimulante, não contém cafeína nem hormônios, entretanto, ela possui um conjunto único de nutrientes que em uma combinação perfeita é capaz de melhorar o desempenho de várias funções do nosso organismo.
Como atua uma planta adaptógena:
As plantas adaptógenas não atuam somente na debilidade física ou psicológica, mas também regenera o organismo propiciando meios para estimular as suas próprias defesas imunológicas contra os agentes agressores externos.
Benefícios proporcionados pela maca:
Restaura o equilíbrio (homeostase) do corpo, é capaz de auxiliar o organismo a se adaptar às condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência musculares. Promove também estímulo físico e mental, aumenta a energia, o vigor e acaba com o desânimo, tudo isso em qualquer idade.
Hormônios:
A planta maca alimenta diretamente o sistema endócrino, dessa forma contribui eficazmente para que as glândulas produzam os hormônios vitais em dosagens precisas pré-determinadas por cada corpo em particular de acordo com as suas necessidades únicas. Como por exemplo, os hormônios estrogênio, progesterona, testosterona, entre outros.
Como repositor hormonal:
As mulheres que durante o período da menopausa necessitam de reposição hormonal, que sentem calores (fogacho), fadiga, suores diurno e noturno, mudanças no seu estado de ânimo e emocional geral, diminuição da libido, além de problemas como osteoporose, alterações cardiovasculares e pele ressecada, pode fazer uso da planta MACA, ela ainda apresenta a vantagem de não causar efeitos colaterais, o que é comum nos tratamentos tradicionais. Além disso, pode promover o aumento do desejo sexual em mulheres e homens, e melhorar o fluxo sanguíneo.
Em sua composição estão presentes sais minerais, vitaminas, carboidratos, fibras, aminoácidos essenciais, gor- duras, proteínas vegetais, antioxidantes, ácidos graxos (ômegas 3 e 9).
Sais minerais:
Magnésio, manganês, boro, cobre, ferro, fósforo, potássio, cálcio, iodo, selênio, sódio e zinco.
Vitaminas:
B1-tiamina, B2-riboflavina, B6-piridoxina, C-ácido ascórbico, E-tocoferol, e D.
Frutose (açúcar encontrado nas frutas):
Esse tipo de açúcar também está presente na maca, aqui não necessita de insulina para ser metabolizado como acontece com a glicose, quem promove o seu aproveitamento pelo organismo é o fígado. A frutose combate fadiga, for-
talece e aumenta as energias dos espermatozoides.
Fibras:
A maca previne o diabetes por diminuir a velocidade da absorção de glicose, graças ao seu alto teor de fibras na planta. Ela também fortalece a imunidade do organismo e aumenta o poder de cicatrização.
Aminoácidos essências: Arginina, Lisina e Valina.
Arginina e Lisina:
Regularizam o processo da fertilidade tanto nos homens como nas mulheres, as células reprodutivas dos homens possuem grandes quantidades de Arginina. A Maca eleva esses níveis nestas células o que contribui para solucionar
problemas ligados à fertilidade e a falta de libido.
Lisina:
Ameniza os problemas da mulher ligados à fertilidade e no período da menopausa.
Valina:
Não é produzida pelo nosso organismo, é estimulante do crescimento muscular e fornece energia ao corpo.
Antioxidantes:
Esse feito é devido ao seu alto teor de polifenóis e isotiocianatos, que aumenta os níveis de antioxidantes, dessa forma, age na prevenção de enfermidades crônicas degenerativas ocasionadas pelo dano oxidativo.
Apresentação e modo de usar: Cápsulas:
Em geral de duas a quatro cápsulas durante o dia.
- Não fazer uso durante a gravidez.
- Enquanto estiver amamentando.
Contraindicações:
- Para quem faz uso de outros hormônios, pois pode inibir ou intensificar o efeito hormonal.
- Hipertensos (consumir com moderação).
- Pessoas que tenham distúrbios do sono não devem consumi-la após às 17h00.
- Pessoas que apresentam problemas na glândula tireoide não devem consumi-la, porque pode apresentar inchaços ou crescimento da mesma.
- Quem faz tratamento com anticoagulantes não deve usar a planta.