Por que é comemorado o dia mundial das abelhas?

A celebração anual do Dia Mundial das Abelhas aumenta a consciência sobre o papel essencial que as abelhas e outros polinizadores desempenham na manutenção da saúde das pessoas e do planeta, bem como sobre os muitos desafios que enfrentam hoje.

Esta celebração acontece desde 2018, graças aos esforços do Governo da Eslovênia e ao apoio da APIMONDIA, que levou à resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que declarou 20 de maio o Dia Mundial das Abelhas.

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial das Abelhas é o nascimento de Anton Janša, um pioneiro da apicultura moderna que pertence a uma família de apicultores da Eslovénia, onde a apicultura é uma importante atividade agrícola com uma longa tradição.

Hoje, o número de abelhas, polinizadores e muitos outros insetos está diminuindo. O Dia Mundial das Abelhas é uma oportunidade para todos nós – governos, organizações, sociedade civil e cidadãos interessados – promovermos ações que protejam e ajudem os polinizadores e os seus habitats, aumentem a sua abundância e diversidade e apoiem o desenvolvimento sustentável da apicultura.