Campanha de Proteção às abelhas “Bee Or Not To Be” ganha homenagem especial em evento realizado no IFRN de Currais Novos-RN

Daiana da Silva Sombra1; Ricardo Gonçalves Santos1; Lionel Segui Gonçalves1,2*

1 Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte (CETAPIS) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – lsgoncal@ffclrp.usp.br

2 Universidade de São Paulo (USP)

Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves e sua esposa Sra. Neide M. Malusá Gonçalves na entrada da Sala temática “Salve as Abelhas”.
Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves e sua esposa Sra. Neide M. Malusá Gonçalves na entrada da
Sala temática “Salve as Abelhas”.

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (Campus de Currais Novos-RN), realizou no período de 16 a 18 de agosto de 2016, a III Semana do Meio Ambiente e VII Semana de Alimentos, com o tema “Ciência e a agricultura familiar alimentando o Semiárido”. O evento reuniu professores, pesquisadores, estudantes, agricultores e apicultores para discutir um tema bastante pertinente para a humanidade – A Produção de alimentos. Nesse contexto, as abelhas tiveram um destaque especial nas discussões, tendo em vista a importância inquestionável destes insetos para a polinização dos vegetais e, consequentemente, para a produção alimentícia.

Ao longo do evento foram realizadas conferências, mesas redondas, minicursos, relatos de vivências, palestras, oficinas, feira agroecológica e, em especial, uma linda sala temática em homenagem a campanha Internacional “Bee Or Not To Be”, maior campanha de proteção às abelhas da América Latina, conhecida no Brasil como “Sem Abelha, Sem Alimento”. A sala temática do IFRN teve como tema “Salve as abelhas” e foi cuidadosamente ornamentada pelos alunos dos cursos Técnico e Tecnólogo em Alimentos do IFRN, sob a orientação e coordenação do Prof. Dr. Saint Clair Lira, onde foram abordados diversos assuntos, tais como: o histórico da apicultura no Brasil, biologia, comportamento e características das abelhas Apis mellifera, produtos apícolas e análises de suas qualidades, técnicas de produção, bem como a importância da preservação destes polinizadores para o homem e o meio ambiente. Vale destacar que pelo domínio de conteúdo e desenvoltura dos alunos durante as explicações, foi facilmente notável a preparação dos mesmos para aquele momento. Podemos dizer que a articulação e execução deste ato foi uma ótima e muito bem sucedida ideia, considerando-se a enorme demanda de pessoas a procura da sala temática, que foi visitada por apicultores, estudantes de escolas de nível fundamental, médio e superior, além da comunidade local.

No evento também foram abordados diversos assuntos em contexto com a produção de alimentos, como a importância da agricultura familiar, técnicas de aproveitamento integral de alimentos, socioeconomia do meio ambiente, política ambiental, biotecnologia dos processos alimentares, construção do conhecimento agroecológico na extensão rural, impactos ambientais da agricultura, produção agroecológica de frutas, relatos de experiências bem sucedidas no campo, entre muitas outras.

Embora o evento tenha englobado um tema amplo, é considerada salutar a importância que deram para as discussões sobre a importância das abelhas. Podemos destacar também a participação do Prof. Dr. Lionel Segui Gonçalves da UFERSA, que realizou uma palestra sobre o desaparecimento das abelhas e sua relevância para o meio ambiente, onde também reforçou pedidos para mobilizações pela Campanha de proteção às abelhas “Sem Abelha, Sem Alimento”, uma vez que esta é uma questão bastante conectada ao tema abordado no evento.

Outro momento extraordinário e singular foi uma apresentação realizada no encerramento do evento para homenagear o Prof. Lionel Gonçalves, coordenador da campanha de proteção às abelhas. Nela, crianças fizeram uma belíssima coreografia baseada na música “As Abelhas”, de autoria de Vinicius de Morais, encantando e emocionando os amantes das abelhas, inclusive o homenageado. A apresentação foi organizada pela Gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Evilásio Luiz Victor  (CMEIPELV) de Lagoa Nova-RN, Sra. Márcia Leda e pela Coordenadora Pedagógica do município Sra. Maria Salete Galdino.

A programação e excelente organização do evento permitiu a todos uma agradável convivência, aprendizado, discussões sobre os mais variados temas da apicultura, agricultura, agroecologia, entre outros. O IFRN está de parabéns, bem como os professores, em especial ao Prof. Saint Clair Lira, estudantes, entidades parceiras como a EMATER-RN, representada pelo Técnico em agropecuária, o Sr. Aderban Medeiros e ACAP (Associação Cerrocoraense de Apicultores), representada pelo Sr. José Luiz Neto, que não mediram esforços para realizar um excelente evento. A educação é tudo e será sempre o caminho da transformação! Arealização da Sala Temática “Salve as Abelhas” pelos alunos do IFRN de Currais Novos no Rio Grande do Norte em nossa opinião é uma das mais importantes homenagens em prol da Campanha de Proteção às Abelhas “Bee Or Not to Be”, constituindo-se num lindo exemplo do que pode ser feito nas instituições de ensino em nosso país para demonstrar a importância das abelhas para o homem e para o meio ambiente. Esta ação é extremamente importante nesse momento em que ocorre uma massiva morte e desaparecimento de abelhas no Brasil e no mundo devido principalmente ao uso indiscriminado de agrotóxicos.