O que será de nossa apicultura?

Mais um semestre se inicia e 50% do ano já passou. E a apicultura no Brasil continua com os mesmos problemas de mortandade de abelhas por uso indevido de aplicações de Agrotóxicos, proibido em quase todo o mundo e liberado aqui, aliado a mais um problema, a redução das exportações de mel para os Estados Unidos e Europa, motivado pela baixa dos preços pagos pelos compradores.

Infelizmente o custo Brasil limita certas negociações de nossos produtos, motivo pelo qual devemos pensar e melhorar a venda no mercado interno.

Acreditamos que a CBA – Confederação Brasileira de Apicultura com auxilio das Federações estaduais e das Associações deveriam fazer um trabalho (força-tarefa), junto aos Órgãos competentes do Governo Federal, Estadual e Municipal, no sentido de obrigar o uso do mel, em produtos que hoje utilizam produtos similares como se fosse mel, infelizmente, assim como agilizar o consumo do mel na Merenda Escolar em todas as escolas no âmbito estadual e municipal.

Com isso, acreditamos que a venda do produto no mercado interno seria aumentada, atendendo a demanda necessária dos produtores e dos entrepostos.

Radamés Zovaro – Diretor Técnico