O que é ser um apicultor

A febre das abelhas nos faz amá-las e protegê-las. imagem: Flickr Creative Commons group aussiegall.
A febre das abelhas nos faz amá-las e protegê-las. imagem: Flickr Creative Commons group
aussiegall.

Nós apicultores temos o que alguns chamam de “Febre das abelhas” uma atração que nos faz cuidá-las, protegê-las e ensinar aos demais a sua grande importância para a vida.

Em tempos de grande dificuldade para a apicultura, quando fraquejam nossas forças, quando morrem nossas colmeias e em outras situações onde cessa o zumbido das abelhas, recordamos as palavras de Dorothy Bruster extraídas do livro “What is a Beekeeper” apesar de terem sido escritas na primeira metade do século XX ainda mantem intacta sua atualidade.

O texto de Dorothy Bruster

Em nenhuma profissão existem pessoas como os apicultores. Somos uma classe avançada de especialistas que realizamos muitas coisas bem. Não importa nossa estatura, forma, cor, idade ou sexo. Além de ser apicultor, devemos ser carpinteiro, pintor e cuidar de tudo. Temos que estar capacitados para construir, pintar, esfregar, raspar, ferver e fumigar.

Um apicultor é um pouco de tudo, carpinteiro, pintor, professor!
Um apicultor é um pouco de tudo, carpinteiro, pintor, professor!

Somos otimistas de nascimento. Pensamos já na próxima colheita, quando tratamos de recuperar o fracasso da última. Nos apicultores somos testemunhas das maravilhas da natureza, o milagre do nascimento, a certeza da morte, a sensação de uma ordem dentro do todo. Um apicultor é a paciência personificada enquanto espera o nascimento de uma nova rainha, a saída de um enxame, a colheita do mel. Sabemos o desespero quando uma colmeia revela uma enfermidade ou quando nos deparamos com a morte das colmeias.

Nos apicultores temos a fama de sermos líderes, conferencistas, professores. Devemos estar dispostos a manter a mente aberta para absorver toda a informação que se possa conseguir e dispostos também a passar todos os conhecimentos adquiridos a outros colegas.

Resumindo: Nos apicultores somos todas essas coisas e muito mais.

Aprendemos a aceitar as perdas, as dificuldades e os contratempos – e ainda assim nos sentimos satisfeitos, felizes e orgulhosos de nossa profissão – então sim, somos Apicultures!