Divisão de uma colônia de japurá (Melipona compressipes manaosensis) usando-se uma colméia e o método de Fernando Oliveira

Fernando Oliveira

Antecedentes:

Citado em muitos trabalhos acadêmicos e amplamente aplicado em escala na Meliponicultura brasileira, subitamente o referido trabalho desapareceu dos canais de busca da internet.
Considero esse trabalho descrito por Oliveira e Kerr, como um divisor de águas para a Meliponicultura, basta consultar via internet os indicadores da Meliponicultura antes de 2000 e a partir de 2000.

A Meliponicultura estudada por renomadas instituições de pesquisa, eg,: INPA, USP, UFU, UFV e os seus Preciosos Cientistas, incentivaram a disseminação de uma Meliponicultura com conceitos socioambientais.

A partir de então as populações tradicionais, principalmente na Amazônia, foram incentivadas e capacitadas para praticar a Meliponicultura, enquanto ferramenta de harmonização ambiental, segurança alimentar e geração de renda, segundo a Tecnologia Social apresentada por Oliveira e Kerr.

Link para baixar o livro:

Blog: http://metodofernandooliveira.blogspot.com.br/

Agradecimentos:

Agradeço ao amigo Waldemar Ribas e toda turma bacana da Revista Mensagem Doce por oportunizar a divulgação desse link e do arquivo com o trabalho de Oliveira e Kerr.

Aos Pais da Meliponicultura, Prof. Paulo e Prof. Kerr, eu registro a minha admiração e prazer de ter compartilhado parte da minha trajetória de abelhudo com as abelhas indígenas sem ferrão.

Os meus contatos para tratar de Meliponicultura são:

E-mail: fernando-am@ig.com.br

WhatsApp e fone: (21) 98339.7222 (tim)

Skp: Fernando-am10

Blog: http://criacaodeabelhassemferrao.blogspot.com.br/

Blog: http://metodofernandooliveira.blogspot.com.br/

Quadro 1 reproduçãoQuadro 2 reproduçãoQuadro 3 reprodução