JACA – ARTOCARPUS HETEROPHYLLUS (CATEGORIA: DOCE)
Acredita-se que a jaca seja de origem Indiana. Existem 2 tipos de jaca: a dura, que produz frutos maiores, e a mole, com frutos menores e geralmente mais doces.
É uma fruta muito energética, estimulante e considerada por alguns autores como afrodisíaca, pois possui muitas qualidades nutricionais: concentra bom aporte de fibras que facilitam a digestão, tornando-a um verdadeiro laxante natural; age na formação, na construção e manutenção de ossos e cartilagens; é um importante alimento principalmente para as mulheres durante a gestação e a lactação; e combate a TPM (Tensão Pré-Menstrual), e a anemia.
Também é rica em luteína e zeaxantina, antioxidantes vitais para manter perfeitas as funções oculares; em lectina, que fortalece o sistema imunológico, e em saponina, potente agente anticancerígeno.
Já seus caroços contêm substâncias antioxidantes e são ricos em nutrientes, podendo ser comidos assados ou cozidos, no vapor ou pelo sistema convencional.
A jaca tem como principal fonte de açúcar a frutose, mas também contém sacarose (em menor quantidade), os quais fornecem energia e revitalizam o corpo. Estas condições a tornam preciosa para crianças, jovens e adultos, porém, por ser rica em carboidratos, não é indicada para diabéticos.
Evite ingeri-la à noite e, preferencialmente, não a misture com outros alimentos, frutas ou bebidas, para facilitar a digestão. As orientações são: mastigar bem, não adicionar açúcar nem sal e sempre comê-la uma hora antes das refeições ou duas horas depois. Esta é a fórmula para deixar o seu corpo imunizado contra a anemia, constante cansaço, fadiga e desmaios.
Propriedades nutricionais:
Vitaminas:
A-retinol, B1-tiamina, B2-riboflavina, B3-niacina, B5-ácido pantotênico, B6-piridoxina, B9-ácido fólico, C-ácido ascórbico (20mg em 100g da fruta), E-tocoferol,
K-naftoquinonas.
Sais minerais:
Ferro, cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, potássio e iodo.
100 gramas da polpa contêm 95 calorias, proteínas, água (80%), fibras, carotenóides (luteína e zeaxantina), lectina e saponinas.
Indicações terapêuticas:
Para anemia e prisão de ventre
Uma a três vezes ao dia, comer uma porção de jaca ao natural ou tomar seu suco, batendo no liquidificador 100g de polpa, um copo de água e uma colher (sopa) de melado de cana.
Outra boa opção é cozinhar caroços de jaca (pode ser no vapor), triturá-los e ingerir uma colher (sopa) desse preparado por dia. É indicado principalmente para anemia ferropriva (carência de mineral ferro). Para as mulheres, após a menstruação, irá repor todo o mineral ferro perdido.
Para dermatoses (problemas da pele)
Bater no liquidificador 100g de polpa de jaca com um copo de água. Ingerir esse suco duas a três vezes ao dia, o qual melhora também o tônus da pele.
Para problemas respiratórios, tosse e garganta irritada
Bater no liquidificador 100g da polpa de jaca, um copo de água e adicionar folhas de hortelã miúda (cinco a oito folhas) ou uma colher (chá) de mel de abelhas jataí. Se preferir, pode coar e tomar em seguida. Recomenda-se um a dois copos por dia, quando for necessário ou simplesmente como preventivo.
Para energizar
Bata no liquidificador 100g de polpa de jaca, um copo de água e uma colher (café) de guaraná em pó. Tomar pela manhã. Se preferir pode adoçar com mel.
Para tosse e como expectorante
Preparar um xarope de jaca, cozinhando sua polpa no vapor por cerca de trinta minutos, ou no sistema convencional. Depois de retirar do fogo, coletar o extrato, deixar esfriar e adicionar duas colheres (sopa) de mel para 500 ml desse extrato da jaca.
Adultos: Ingerir duas a três colheres (sopa) por dia. Crianças: Ingerir duas a três colheres (chá) por dia.
Para melhorar a visão e prevenir a degeneração macular
Consumir jaca ou seu suco com frequência.