VALORIZAÇÃO DA POLINIZAÇÃO
Essa visão de valor é fundamental porque permite desenvolver ações mais assertivas que propiciem, ao mesmo tempo, a proteção racional dos cultivos, a valorização do serviço de polinização, a proteção das abelhas e do meio ambiente e o respeito à Apicultura.
As espécies de abelhas podem ser organizadas de diversas formas conforme as gravuras. As culturas dependentes da polinização animal (incluindo as abelhas) contribuem com 35% do volume de produção mundial de alimentos, representando 5% a 8% em valor da produção mundial.
Esse dado faz parte do relatório divulgado em 2016 pela Plataforma Intergovernamental de Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade (IPBES). O conceito de dependência de polinização na agricultura está ligado a quanto certo cultivo depende da polinização para alcançar todo o seu potencial produtivo, não só em quantidade, mas em qualidade também.
Os cultivos dependentes de polinização por abelhas, se não são polinizados, podem ter uma redução na produção de 40% a 100%.
Os cultivos beneficiados pela polinização podem perder entre 10% e 40% de sua produtividade se não forem polinizados.
Os cultivos não dependentes de polinização, não são muito afetados pela visita de abelhas. As práticas de manejo agrícola e apícola devem ser realizadas sob medida, segundo as características dos cultivos e sua relação com a polinização.
Por isso, classificamos os cultivos agrícolas como dependentes, beneficiados e não dependentes de polinização realizada por abelhas.
Até a próxima edição com mais valor para sua compreensão!