O LEGADO DE UM HOMEM DE BEM

Mario Isao Otsuka – Diretor APACAME.

“A vida na terra é uma passagem…
A mais bela flor do mundo perde sua beleza…
uma amizade fiel dura para a eternidade…
Viver sem amigos é morrer sem deixar lembranças”.

(Chico Xavier).

Foi sob esse mesmo título que anunciamos aos leitores da Mensagem Doce n 148, de setembro de 2018, no encarte que a acompanhou, a passagem do nosso querido e eterno amigo e Presidente Constantino Zara Filho da nossa APACAME, no dia 20 de setembro de 2018.

Perdemos, enquanto aqui neste mundo, o grande lutador pelas causas apícolas deste tão sofrido País. Foi professor de cursos de apicultura da APACAME durante mais de 35 anos ininterruptos, sempre juntamente com um ou mais diretores e ministrou mais de 170 cursos.

Ensinou, destarte, as técnicas apícolas aplicáveis às abelhas africanizadas, para centenas de pessoas que hodiernamente são apicultores, e que na sua maioria são hoje associados da APACAME.

É de se ressaltar que toda a renda obtida com os cursos foi sempre integralmente revertida à APACAME.

Dirigiu desde que o conhecemos em 1982, o que já vinha fazendo anteriormente, e até a data de sua ida, todas as reuniões mensais abertas aos associados e visitantes, assim como sempre dirigiu todas as reuniões semanais da Diretoria, pois foi Presidente durante quase 40 anos.

Participou efetivamente de diversos e importantes Eventos Apícolas realizados no País, mormente em Congressos Brasileiros, muitas vezes como palestrante, assim como participou também em inúmeros Congressos Internacionais da APIMONDIA.

Árduo defensor do meio ambiente sadio onde os insetos polinizadores, entre os quais as abelhas melíferas, possam efetuar seu trabalho mais importante que é a polinização das espécies cultivadas ou naturais. Foi um dos criadores do lema da APACAME: “Abelhas a Serviço da Agricultura”.

A sua última luta relevante foi a de defender o uso controlado de agrotóxicos na agricultura, muitos já proibidos pela Comunidade Europeia e nos Estados Unidos. Acompanhou, de muito perto, o trabalho do Deputado Estadual Padre Afonso Lobato, que visa à proibição de uso de aviões para o lançamento de agrotóxicos, o que vem exterminando todas as abelhas e também os outros insetos e animais polinizadores, além de causar a intoxicação e doenças como o câncer aos moradores do entorno onde são aplicados.

Como já dissemos anteriormente, esse é o legado de Homem de Bem, Constantino Zara Filho, que deixou um enorme vácuo entre nós. Esperamos, entretanto, que ele, do Plano Espiritual, onde quer que esteja, venha sempre intuir os bons pensamentos a todos aqueles que labutam pelos interesses da boa causa Apícola.

Quadro-Legado