Editorial


Sobre crises e oportunidades

Desde o início da pandemia de coronavírus, tivemos que nos adaptar à nova realidade. A diretoria recém-eleita da APACAME ainda não pode se reunir pessoalmente, as plenárias e os cursos foram suspensos, a loja tem funcionado apenas parcialmente, sem contar todas mudanças de comportamento a que todos nós estamos sujeitos. Com tantas atividades paralisadas, nosso trabalho junto aos associados também ficou prejudicado, mas o importante é que cada um faça sua parte para o vírus não se espalhar e que todos sigam protegidos até que a situação esteja sob controle.

Assim que possível, voltaremos assessorar nossos associados como sempre. Temos novos projetos e novas ideias para fortalecer ainda mais a APACAME e contribuir para a melhoria do setor apícola em nosso País.

Nesta edição, trazemos uma reportagem da ABEMEL com um panorama da apicultura, esclarecendo como o mercado de exportação também regula os preços do mercado interno, e quantas oportunidades ainda há para serem exploradas, quanto espaço há para crescermos, principalmente se cada apicultor assumir o papel de divulgar seu produto.

Se ganharmos a confiança dos consumidores com mel de qualidade, logo o mundo todo vai querer comprar nosso produto, que é especial pela diversidade de florada que só temos no Brasil.

Vale também destacar o nosso própolis, nosso orgulho, tão bem aceita na maioria dos países.

Precisamos reconhecer e aproveitar melhor nosso potencial. Como a forte preocupação do momento é saúde, essa é a hora de fazer uma grande divulgação dos produtos das abelhas e seus benefícios.

Espero que esta edição inspire o trabalho de todos os apicultores.

Boa leitura!

‘’Uma associação se faz com associados, e que as abelhas sejam motivos de reunião e união entre os homens.’’

Eloi Viana da Silva – Presidente da APACAME