A esperança da Vida

Infelizmente a Apicultura brasileira teve duas perdas enormes no mês de setembro próximo passado, com o falecimento do Professor Dr. Warwick Estevam Kerr e Dr. Constantino Zara Filho, presidente da APACAME, ocorridos nos dias 16 e 20/09, respectivamente.

O Dr. Kerr foi o introdutor das Abelhas Apís Mellifera Scutelata, também conhecidas como Abelhas Africanas. No inicio ele sofreu muito com os problemas da agressividade dessas abelhas. Com a realização do primeiro Congresso Brasileiro de Apicultura, ocorrido em 1970, na cidade de Florianópolis/SC e do terceiro Congresso Brasileiro, que foi realizado em 1974 na cidade de Piracicaba/SP, o problema aos poucos foi amenizado, e hoje, nós temos uma Apicultura com desenvolvimento e funcionamento em todo o Brasil. Infelizmente Dr. Kerr já estava com idade bastante avançada e sua hora chegou.

Com relação ao Dr. Constantino, foi um choque muito grande, pois ele estava em plena atividade. Durante todo o tempo que exerceu a função como Presidente da APACAME, ele não mediu esforços para fazê-la grande, não só como Associação, mas também como entidade prestadora de serviços na área de apicultura. Foram trinta e oito anos de dedicação. Infelizmente é a vida, e a cada um, seu tempo.

Saudações apícolas!

Radamés Zovaro – Diretor Técnico