ABEMEL REALIZA O 1º WORKSHOP DE CAPACITAÇÃO EM MANEJO PARA AUMENTO DA PRODUTIVIDADE APÍCOLA E POLINIZAÇÃO

O curso ministrado na cidade de Franca, interior de São Paulo, teve o objetivo de capacitar apicultores e promover o desenvolvimento da apicultura brasileira.

Foto 01 - Dra. Andresa Aparecida Berretta e Silva, Profo David de Jong, Profo Lionel Segui Gonçalves , Profo Ademilson Egea Espencer Soares, Dra. Aline Patricia Turcatto, Carlos Pamplona Rehder e Profo Arno Wieringa.
Foto 01 – Dra. Andresa Aparecida Berretta e Silva, Profo David de Jong, Profo Lionel Segui
Gonçalves , Profo Ademilson Egea Espencer Soares, Dra. Aline Patricia Turcatto, Carlos Pamplona
Rehder e Profo Arno Wieringa.

A Associação brasileira dos entrepostos e exportadores de produtos apícolas (ABEMEL) realizou no dia 19 de Agosto, na cidade de Franca, interior de São Paulo, o 1º Workshop de Capacitação em Manejo para aumento da Produtividade Apícola e Polinização.

O evento contou com mais de 200 participantes dentre eles profissionais apicultores e estudantes que buscam conhecimento e aperfeiçoamento na área.

O evento foi considerado um sucesso pelos participantes já que na ocasião a entidade pode contar com profissionais que puderam ministrar suas palestras demonstrando a todos suas experiências e práticas do dia a dia além de presenciarem o resultado sobre a polinização do café, na região de Franca, aonde uma pesquisa vêm sendo conduzida pela bióloga Aline Patricia Turcatto. Dra. Aline explicou que: “A região de Franca tem uma produção anual de café muito significativa no cenário nacional, porém a questão sobre a importância das abelhas para a polinização de café e o aumento da produção dos grãos ainda é muito recente”.

Foto 02 - Público sorteado com os brindes dos patrocinadores
Foto 02 – Público sorteado com os brindes dos patrocinadores

O trabalho conduzido pela bióloga busca mostrar não só a importância da polinização das abelhas para a produção de café, mas principalmente estreitar a relação entre cafeicultores e apicultores, melhorando a produção de café e gerando renda extra aos apicultores da região através do aluguel de colônias para polinização.

A vice-presidente da ABEMEL e idealizadora do workshop, Andresa Berretta, falou sobre o evento e sua realização: “A presença desses profissionais com expertise na área, que acreditaram nesta ação da entidade foi de suma importância para que o público presente tomasse conhecimento de visões no mercado mundial, destacando-se pela diversidade e qualidade, como também foi um primeiro passo para que a associação possa dar seguimento nesses seminários por todo o Brasil”, disse Andresa.

Foto 03 - Público presente
Foto 03 – Público presente

Para obter mais informações, entre em contato com a ABEMEL abemel@abemel.com.br.