O que é Apicultura

A apicultura é uma atividade muito antiga, mergulhando suas origens na pré-história. São famosos os desenhos descobertos em cavernas da Espanha, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame, com o auxílio de uma escada de cordas presa ao topo de um barranco. Antigos registros do Egito, Mesopotâmia e Grécia descrevem fatos sobre a criação de abelhas. A Bíblia faz inúmeras referencias ao mel e enxame de abelhas. Portanto, o homem e as abelhas já se conhecem há muitos séculos.

 

A exploração dessa atividade sempre foi feita de maneira muito rudimentar, anti-economica, obtendo-se o mel e a cera em pequenas quantidades, pouco se interessando pela vida no interior do enxame. Os enxames eram quase totalmente destruídos no momento da colheita do mel, tendo que se refazer a cada ano.

 

Porém, com o conhecimento adquirido através dos tempos, hoje o convívio com a abelha é diferente.

Apiário

O apiário é um conjunto racional de colméias, devidamente instalado em local preferivelmente seco, batido pelo sol, de fácil acesso, suficientemente distante de pessoas e animais, provocando o confinamento das abelhas.

Colméia é o nome dado ao local em que as abelhas habitam.

 

O apiário sofrerá durante toda a sua existencia, a interferencia de fatores do meio ambiente no qual esta instalado, tais como: temperatura, umidade, chuvas, florações, ventos, pássaros predadores, insetos inimigos e concorrentes.

O meio ambiente no qual esta instalado o apiário, onde vivem e trabalham as abelhas, será em grande parte, responsável pelo progresso ou não conforme sejam as condições favoráveis.

Portanto, caberá ao apicultor, o emprego da apicultura racional, ou seja, o correto manejo das abelhas, para obter resultados positivos no desenvolvimento do apiário.

Apicultura

Apicultura é a criação de abelhas em confinamento sob controle do homem, alojadas em colméias artificiais, utilizando métodos e equipamento criados para melhor explorar as capacidades naturais deste inseto.

 

Seja por simples passatempo ou por amor à natureza, seja por curiosidade ou por necessidade de estudos, seja por interesse econômico, o certo é que mais e mais pessoas se sentem atraídas pela criação de abelhas nos dias atuais, tornando-se portanto, apicultores.

Whatsapp
associe-se já