Como será 2020

Mais um ano se inicia e com isso, todos os problemas que a Apicultura tem que resolver e descobrir coisas boas para eliminar ou pelo menos minimizarem as tantas coisas ruins que passaram. Teremos nos dias 31/07 a 02/08/2020, a realização do XXIII Congresso Brasileiro de Apicultura e IX Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que será realizado na cidade de Brasília – Capital Federal do Brasil.

Esperamos que os órgãos públicos sejam muito bem representados e possam sentir as dificuldades que o setor Apícola vem sofrendo constantemente em função dos problemas que lamentavelmente existem.

Hoje o setor sofre com roubos de colmeias, mortandade de abelha, motivado pela pulverização aérea, baixo preço que os exportadores pagam pelo mel ao apicultor, isso em função do preço do produto no mercado internacional, invasão do pequeno besouro (Aethina túmida), que tem muito prejudicado as colmeias infectadas, aprovação dos órgãos competentes, permitindo a comercialização de quaisquer produtos em substituição dos produtos de abelhas, principalmente do mel e outros.

Esperamos que esses temas possam ser colocados à mesa para serem discutidos e evidentemente que o resultado possa refletir para uma apicultura melhor, mais produtiva, mais unida, trazendo alegria e felicidades a todos que dela sobrevivem.

Radamés Zovaro – Diretor Técnico da APACAME