O 46º CONGRESSO INTERNACIONAL DE APICULTURA APIMONDIA 2019 Montreal – Canadá

Elói Viana – 2º Tesoureiro e Monitor de Cursos de Apicultura da APACAME.

Delegação da APACAME na frente do Palácio dos Congressos - Montreal - Canadá.
Delegação da APACAME na frente do Palácio dos Congressos – Montreal – Canadá.

Nesse Congresso foi grande a preocupação dos representantes da APIMONDIA sobre a falsificação do mel, a defesa de uma investigação sobre o uso de pesticidas, o meio ambiente, e principalmente na produção apícola e a qualidade dos seus produtos, bem como a introdução da apiterapia na medicina moderna, tema esse que vem sendo tratado desde o último Congresso realizado na Turquia.

Com os trabalhos apresentados nas pesquisas feitas no Japão, na China, na Colômbia, no Brasil e em outros países foram mencionados a própolis brasileira (nosso orgulho), a geleia real, o pólen, o mel, o veneno e outros, todos comprovados cientificamente com muita pesquisa e dedicação da comunidade científica e que ,portanto, ficamos no aguardo do avanço junto à comunidade médica mundial.

Atualmente, no Brasil, os médicos não podem receitar os produtos das abelhas pois a ANVISA não permite, mas as pessoas são tratadas no mundo todo com os produtos das abelhas, e a pesquisa comprova que o resultado é excelente no tratamento das doenças.

Uma infinidade de máquinas e utensílios para o trabalho com as colmeias estava em exposição no pavilhão da feira, nesse Congresso que teve a participação de 134 países e cerca de 5.000 congressistas, quando a organização esperava mais de 8.000, porém com a inscrição individual a $c 450,00 para todos os dias e $c 150,00 para as visitas técnicas de um dia, ficou difícil mesmo para os canadenses. Em conversa com o Aragão presidente da Confederação Brasileira de Apicultura – CBA, ficou ele de levar esse questionamento para a reunião da APIMONDIA. (nota: o dólar canadense em relação ao Real equivale a R$ 3,50).

A apicultura no Canadá é muito difícil, como em todos os países frios; tem uma produção média anual de cerca de 50 kg por colmeia. As abelhas ficam hibernando por 5 meses após a colheita e são alimentadas com xarope elaborado com 2 kg de açúcar, 1 litro de água e 2% de vinagre de maçã, entre meados de setembro e outubro.

Após alimentadas as colmeias são fechadas em um recinto escuro com ventilação para permitir a circulação do ar, onde a temperatura deve ser idêntica a das próprias colmeias. Passado o período de hibernação os alimentos são preparados e colocados no lado externo da colmeia e os alvados são abertos e as abelhas começam a sair. Os alimentos são líquidos para que as abelhas não façam suas necessidades dentro das colmeias.

Foto-02-Apimondia2No verão canadense a temperatura chega a 30º e são produzidos o mel, o pólen e a própolis. O pólen se distingue de verão e de outono. Muito hidromel é produzido com o uso de vários tipos de frutas de cada região.

Foram visitados dois apiários, um com 10 colmeias para os trabalhos de apiterapia e outro com 300 colmeias trabalhadas com ninho e sobre ninho com a produção média anual por colmeia de 20 a 25 kg. O mel é vendido, em média, a $c 4,50 e a própolis a $c 70,00 o kg. Com relação à doença somente a varroa foi citada.

O Canadá é um país que tem uma população por volta de 37 milhões de pessoas, portanto menos que o estado de São Paulo, porém um país muito rico. Os canadenses dão preferência à compra de produtos nacionais e evitam comprar produtos importados.

Foi relatado por um exportador de mel brasileiro que em conversa com um comerciante canadense sobre o mel para negociar, e ele perguntou se o produto era canadense. Se não for, o que é óbvio neste caso, o comerciante simplesmente não dará atenção e necessitará de muita negociação para poder concluir a venda.

Na segunda-feira dia 09 de setembro, o Brasil foi destaque nas premiações do World Beekeeping Awards conquistando ao todo 08 medalhas, elevando mundialmente o nome da Apicultura Brasileira.

Foram 03 medalhas de ouro, 01 de prata e 04 de bronze. Segue abaixo as empresas premiadas:

Baldoni = 01 medalha de ouro – melhor produto com mel; 01 medalha de prata – melhor apresentação de produtos apícolas.

Breyer Naturais e Orgânicos= 01 medalha de bronze – melhor mel de cor média.

Natucentro Green Própolis = 01 medalha de bronze – melhor vídeo institucional de própolis verde.

Prodapys Organic Honey = 02 medalhas de ouro – melhor mel – 02 medalhas de bronze – Melhor cera de abelha.

Tudo o que aqui foi relatado foi uma pequena parte do que pude observar nos 5 dias do Congresso.

O próximo Congresso será na cidade de Ufa na Rússia em setembro de 2021 e para o Congresso de 2023 foi eleita a cidade de Santiago no Chile.