OBSERVAR, PENSAR E FAZER

João de Paula

Quadro-ObservarO excesso de frio ou de calor são prejudiciais a vida das abelhas indígenas sem ferrão que se encontram em abrigos artificiais. Existe um costume errado, na minha opinião, a construção de caixa para as abelhas sem ferrão usando madeira com espessura inadequada, uma polegada, tem como consequência uma exagerada propolização. As abelhas sofrem um grande desgaste e perdem muito tempo coletando material e construindo essa” gigantesca” estrutura dotada de labirintos e cavernas com uma finalidade especifica, a estabilização da temperatura no interior do ninho.

Quando usamos madeiras com espessura adequada essa propolização é bastante reduzida ou até inexistente Usando sobras de marcenaria ou restos descartados de pouca espessura, faço um sanduiche , usando duas peças recheadas com uma lâmina de alumínio, recortado de uma caixinha de leite, que é ótimo isolante térmico, e com mais uma vantagem, é de graça.

Nossas abelhinhas, lá na natureza são autossuficientes. Quando estão sobre nossos cuidados, em abrigos artificiais, se tornam carentes de estudos e proteção. Nossa dedicação é recompensada com sementes mais abundantes, frutos mais bonitos e mais saborosos, um mel de sabor inigualável e um maravilhoso e relaxante entretenimento.