EXISTEM CONGRESSOS E CONGRESSOS

Nesta edição estamos dando ênfase ao 45º Congresso Internacional de Apicultura, promovido pela APIMONDIA e pela ASSOCIAÇÃO TURCA DE APICULTURA.

Além da parte científica, com a apresentação de mais de 600 trabalhos na forma de comunicação oral, simpósios, mesa redonda e pôsteres.

A ApiExpo esplendorosa ocupando mais de 1.500 m2 de área atendeu plenamente aos anseios dos milhares de congressistas com equipamentos e utensílio apícolas que encheram os olhos de todos os que a visitaram.

Tivemos a oportunidade de visitar um dos maiores e bem estruturado Entreposto de Mel do mundo, com capacidade para processar 32.000 toneladas de mel por ano e visitar uma Cooperativa de produtores que participa da produção das 94.000 toneladas ano de mel, elevando a Turquia ao posto de 2º maior produtor de mel do mundo.

Considerando as dificuldades por que passa a Turquia, ficamos surpresos e impressionados pela organização profissional impecável e pela qualidade das instalações do “Istanbul Congress Center”

Outro fato que chamou a nossa atenção foi a organização da apicultura turca onde pudemos sentir a existência de uma política apícola implantada para apoiar os apicultores nas suas atividades, quer nas universidades, com pesquisas, como pelo Ministério da Agricultura no registro dos apicultores turcos.

Podemos afirmar sem sombra de dúvida que participamos do melhor congresso internacional de apicultura promovido pela APIMONDIA, nos últimos tempos.

De outro lado, o brasileiro, estamos divulgando a realização do 22º Congresso Brasileiro de Apicultura e o 8º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, os quais serão realizados no período de 16 a 19 de maio de 2018, na cidade de Joinville – SC.

Estes eventos serão a vitrine atual do segmento apícola e meliponicula do Brasil e esperamos que os congressos sejam organizados com profissionalismo para se obter o sucesso que eles merecem.

Afinal, existem congressos e congressos.

Constantino Zara Filho – Presidente Executivo