45º APIMONDIA CONGRESSO INTERNACIONAL DE APICULTURA ISTAMBUL – TURQUIA

Eloi Viana da Silva.

Uma visita ao Estande da ABEMEL, junto com o Prof. Dr. Darcet Souza Costa.
Uma visita ao Estande da ABEMEL, junto com
o Prof. Dr. Darcet Souza Costa.

Realizado em Istambul, na Turquia, com a participação de mais de 130 países, e nós da APACAME, sendo representada por 46 integrantes, entre outros brasileiros que lá estavam, uma confraternização única de apicultores que acontece a cada dois anos, com uma organização muito boa, salas de palestras enormes, uma feira de equipamentos e produtos das abelhas muito grande no centro de eventos, nota dez.

E, outra feira no lado externo principalmente para os Turcos, como deveria ser. Eles estavam em peso no evento.

A Turquia atualmente é o segundo maior produtor de mel do mundo com uma media de 18 Kg colmeia ano, passando a Argentina, sendo a China em primeiro lugar na produção de mel mundial.

Tivemos também alguns estandes de empresas brasileiras, muito bem representado. Quanto a parte cientifica fomos representado tão somente pelo Dr. Lionel Segui Goncalves da USP Ribeirão preto; Dr. Cristiano Menezes da Embrapa – PA., Prof. Dr. Darcet Costa Souza, de Teresina – PI e Marcela de Matos Barbosa. Estamos precisando de mais pessoas nessa área.

Vista ao estande da VITA - APILAB
Vista ao estande da VITA – APILAB

Também viajamos para o interior do pais para a visita técnica em um local com muitas abelhas todas mansas com muita facilidade de manejo, um caminhão carregado de colmeias prontas para a produção com uma tecnologia incrível, onde o trabalho é feito pela parte interior do mesmo a as colmeias todas virada para fora.

Passamos também por um entreposto e um laboratório de analises dos produtos das abelhas, coisa de primeiro mundo. Também temos que lembrar que uma empresa de Santa Catarina recebeu medalhas de ouro e bronze nos concursos de mel.

No encerramento onde foi eleita a cidade de UFA, na Rússia, para o congresso de 2021, e ainda fechando com chave de ouro, no final, a turma da APACAME e a bandeira do Brasil e da APACAME, em um vídeo feito pela APIMONDIA.

 

bem amigos, um pouco do que aconteceu em Istambul, e, até Montreal, no Canadá, em setembro de 2019.