O QUE???
A REVISTA MENSAGEM DOCE COMPLETOU 20 ANOS????

Não acreditei quando o nosso colaborador Tomaz Ganzalez, diagramador da revista, me perguntou se eu sabia que com a edição de novembro / 2016 a revista Mensagem Doce havia completado 20 anos de publicações ininterruptas, no formato de revista, já que a Mensagem  Doce, anteriormente, era no formato de Tablóide, distribuída gratuitamente aos sócios, bibliotecas, entidades formadoras de opinião, universidades, pesquisadores em todo o mundo.

Eu respondi, não!

Na verdade a Diretoria da   APACAME nunca se preocupou com o tempo e sim com o trabalho a ser desenvolvido para o crescimento da APACAME. Aprendemos com as abelhas.

Lembro que no ano de 1996, numa das reuniões semanais da Diretoria surgiu a ideia da revista. Num certo dia, após uma reunião externa, comentei, novamente, o assunto, com o nosso atual Diretor Técnico Radamés Zovaro sobre a possibilidade de transformar o Tablóide numa revista e ele argumentou que seria fácil criar a revista uma vez que já estávamos publicando, havia muito tempo, o tabloide Mensagem Doce.

Naquela época a ideia da revista ganhava corpo no sentido de termos um veículo que pudesse mostrar que a apicultura havia crescido e se transformado num agronegócio com o surgimento de entrepostos, indústrias de colmeias, centrifugas, macacões para apicultores, embalagens, muito bem estruturados.

Mas, sempre tem um mas, o problema era formatar a revista de modo que ela pudesse ser editada rigorosamente nos meses previstos, sem uma estrutura editorial o que inviabilizaria a publicação.

Foi neste momento que o nosso Diretor de Divulgação Arcenio Balduino das Chagas se ofereceu para apresenta um estudo para a formatação da revista, já que ele atuava numa Agência de Publicidade de sua propriedade, o que foi feito gratuitamente.

A partir daí, com a colaboração de voluntários, o que ocorre até hoje e somente os custos de diagramação, gráfica e postagem no Correios a revista Mensagem Doce foi criada e se mantém, sendo distribuída gratuitamente.

Evidentemente que contamos com a colaboração dos anunciantes que compreendendo o espírito da revista continuam anunciando até hoje colaborando no pagamento das despesas acima mencionadas.

Mas, sempre tem um mas, agora faltava o recheio da revista, as matérias e aí entraram os Pesquisadores, as Universidades, os Apicultores, os Meliponicultores que colaboram, até hoje, com a revista.

Lembro ainda que num dado momento o Prof. Dr. Darcet Costa Souza sugeriu que a revista fosse Indexada, cuja ideia foi prontamente aceita e ele deu o caminho das pedras e conseguimos a indexação.

E assim são passados 20 anos de publicação da Mensagem Doce no formato revista onde tivemos a oportunidade de publicar mais de 700 Artigos Científicos sobre as abelhas, a apicultura, a meliponicultura, a legislação para o setor sempre buscando a excelência e a qualidade da informação.

A APACAME agradece fraternalmente a colaboração recebida durante todos estes anos o que possibilitou continuarmos a publicação da Mensagem Doce.

O que??? A revista Mensagem Doce completou 20 anos????

Não percebi!!

Constantino Zara Filho – Presidente Executivo