Equipe de Robótica do SESI Cajamar trata da importância das Abelhas para o Meio Ambiente em seu Projeto de Pesquisa

Equipe Tecnomar durante apresentação do Projeto de Pesquisa.
Equipe Tecnomar durante apresentação do Projeto de Pesquisa.

O Centro Educacional SESI de Cajamar participa do 8º Torneio de Robótica da FLL (First Lego League) no mês de novembro com a Equipe denominada Tecnomar, formada por 6 alunos das turmas do 6º, 7º e 8º ano orientados pela Professora de Matemática Eliana de Oliveira Rosa e pelo Analista de Informática Everton Augusto Petarnela. Esta nova temporada do Torneio foi chamada de Animal Allies (Animais Aliados) e tem como principal foco a aliança entre pessoas e bichos na missão de fazer a vida melhor para todos. Os participantes devem identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras ou aprimorar as já existentes no mercado. No torneio, os alunos precisam desenvolver um projeto de pesquisa e apresentá-lo de forma lúdica e criativa para todos os avaliadores.

A Equipe Tecnomar, formada pelos alunos Aline, Daniele, Gustavo, Letícia, Richard e Yamin, escolheu como objeto de pesquisa as Abelhas, pois estas estão sumindo e elas desenvolvem um papel insubstituível, sendo as principais responsáveis pela polinização de 70% das culturas agrícolas e por 85% de toda a flora existente na natureza, seja em florestas, bosques ou matas. Com isto, além de colaborarem com a renovação e o desenvolvimento das áreas verdes (que produzem o nosso oxigênio) também garantem a alta produtividade e a qualidade dos frutos em nossas lavouras.

Equipe Tecnomar visitando o Apiário
Equipe Tecnomar visitando o Apiário

O grupo de alunos fez uma visita ao Apiário Apis Ville, localizado na cidade de Santana de Parnaíba e receberam várias orientações dos Apicultores Sr. Álvaro e Sra. Cacilda, homenageados na Escola pela importância do trabalho deles para a sociedade.

Durante o torneio, a Equipe tem o objetivo de conscientizar todos os participantes e incentivar o cultivo de plantas apícolas com foco no apicultor e no meliponicultor, e assim distribuir sementes apícolas e um folder explicativo com relatos sobre as causas pelas quais as abelhas estão sumindo e orientações para o plantio das sementes.

Este trabalho envolveu toda a Escola e também outros projetos existentes no SESI como o Projeto da Horta Escolar. Os alunos participantes da Equipe Tecnomar realizaram o plantio de plantas que atraem abelhas sem ferrão para que possamos contribuir com a preservação destas espécies, orientados pelo Biólogo Alcides Moraes Neto.

Equipe Tecnomar durante as homenagens na Escola.
Equipe Tecnomar durante as homenagens na Escola.

O Centro Educacional SESI de Cajamar teve honra de receber no dia 27 de outubro a presença dos Representantes da APACAME, Sr. Constantino Zara Filho, Presidente, Sr. Radamés Zovaro, Diretor Técnico e Sr. Eloi Viana da Silva, Vice Tesoureiro da Associação para conhecer o Projeto de Pesquisa dos alunos com a apresentação do trabalho num estilo jornalístico e ao final os alunos demonstraram o desafio do robô nas missões que mostram como a tecnologia e a inovação permitiram que seres humanos e animais interajam e cooperem em benefício mútuo.

Este encontro e parceria com a APACAME teve muita importância para os alunos, pois ouvir as opiniões de pessoas experientes e envolvidas na área fundamentou e enriqueceu todo o Projeto.